Grande parte dos trabalhos hoje em dia não pode ser feito inteiramente sozinho por alguém. Equipes são criadas para resolver problemas e gerir processos e, além de ter uma rotina boa e saudável, o trabalhador deve estar mais do que bem preparado para lidar com essa nova dinâmica no mercado. Trabalhar em equipe não envolve somente dividir tarefas e juntá-las em uma coisa única. É necessário sincronia, compreensão, comunicação e flexibilidade.
Lidar com pessoas diferentes fazendo coisas diferentes para um mesmo fim pode ser um pouco complicado se você não souber o que esperar. Portanto, vamos entender um pouco mais sobre as atitudes e características essenciais para isso!
A comunicação é uma parte importantíssima, afinal, é ela que deixa todos cientes do andamento do projeto ou a atividade em que se está trabalhando. É preciso deixar claro as funções de cada um, assim como metas, datas de entrega e andamento. Problemas, novas informações, sugestões e propostas de mudança devem ser feitas sem medo. Um ambiente de trabalho em equipe em que a comunicação é restringida não consegue ir muito longe, então procure sempre ser o mais transparente possível!
Trabalhar em equipe quase sempre envolve prazos e pessoas que dependem do resultado do seu trabalho para fazerem o delas. Procure se organizar o máximo possível e prever problemas que podem atrasar a conclusão de suas tarefas para não acabar perdendo o prazo e prejudicando outros membros da equipe. Em alguns momentos o atraso é inevitável, e é aí que entra a comunicação. Quando isso acontecer, não deixe ninguém no escuro: informe o maior número possível de pessoas da equipe sobre o andamento e a previsão de conclusão da tarefa.
Da mesma forma que seus prazos podem afetar o trabalho de outras pessoas, os de outras pessoas também podem afetar o seu. E é preciso ser flexível e compreensivo o suficiente para entender que algumas vezes, prazos e decisões não sairão exatamente da maneira que você acha melhor. Então não seja aquele que rema para trás na equipe, posicione-se e argumente, mas lembre-se de ser flexível.
Não deixe apenas reuniões ou chefes determinarem o que você precisa fazer. Procure melhorar seu trabalho por si só e dê sugestões sempre que possível. Só tome cuidado para não dar palpites sobre coisas a outros profissionais de maneira invasiva, isso pode gerar alguns conflitos desnecessários e que seriam facilmente evitados caso houvesse um pouco mais de cuidado.
Querendo ou não, alguns conflitos podem surgir dentro de uma equipe, e saber lidar com eles é essencial para a manutenção de uma rotina produtiva. Entenda as diferenças entre os profissionais e não espere que todos concordem com tudo. Esclareça bem os problemas e entenda a origem deles procurando ser o mais compreensivo possível.
Alcançar resultados concretos depende de muita coordenação hoje em dia. E otimizar cada vez mais o trabalho de cada profissional dentro da equipe garante grandes mudanças no resultado final das atividades de uma empresa. Que tal aproveitar e também conferir as habilidades essenciais para trabalhar na área administrativa? Não fique para trás, conheça os cursos da SOS e esteja ainda mais preparado para o mercado de trabalho!