Para ter sucesso na sua vida profissional, é essencial analisar seu comportamento e evitar atitudes que podem influenciar negativamente o seu desenvolvimento, independentemente da área de atuação.
No post de hoje, a SOS traz 5 dicas de posturas extremamente nocivas para a sua carreira. Você também pode aproveitar para conhecer atitudes e características essenciais para trabalhar bem em equipe em nosso blog.
Problemas são normais e acontecem com todos. Entretanto, saber como lidar com eles é o que diferencia as pessoas. Se você não está bem com algo da sua vida pessoal, jamais desconte isso em seus colegas de trabalho. Isso, além de criar um clima ruim, poderá fazer com que as pessoas se afastem de você e não o vejam como alguém capaz de lidar com situações adversas.
Que fazer fofoca é ruim tanto no ambiente profissional quanto na vida pessoal, já sabemos. Mas no trabalho, os comentários podem ser ainda mais nocivos. Além de expor o outro, ao falar das pessoas, você demonstra falta de profissionalismo e de respeito, qualidades essenciais para um bom profissional.
Em uma empresa existem diferentes cargos e, com eles, diferentes responsabilidades. Todos são essenciais para o bom funcionamento do negócio, e por isso é preciso estar ciente de que o trabalho do outro é tão importante quanto o seu. Reconhecer o valor das pessoas e de seus serviços demonstra que você se preocupa com a empresa como um todo e que é capaz de trabalhar em equipe.
Na vida profissional, é quase impossível trabalhar sozinho. Por isso, é preciso estar ciente de que ajudar o outro é uma forma de fazer com que o seu trabalho também dê certo. Ao negar a ajudar um colega, você demonstra falta de comprometimento com a empresa, além de passar uma imagem de egoísmo e arrogância.
O mundo está em constante evolução. Sendo assim, é essencial sempre se atualizar e aprender sobre as novidades do mercado. Por isso, um profissional que considera já estar suficientemente capacitado não evolui na carreira. Ser visto como alguém acomodado é péssimo para a imagem e dá a entender que não há interesse em se desenvolver e melhorar seu trabalho.
Quem faz o que gosta trabalha mais feliz e tem mais chances de alcançar o sucesso na carreira. Escolha a área com a qual você se identifica e qualifique-se com os cursos da SOS.