As relações profissionais entre você e os seus colegas de trabalho fazem toda a diferença no dia a dia da empresa. A sincronia de valores e pensamentos entre quem trabalha junto é extremamente importante para que a produção não seja comprometida desnecessariamente.
Evitar certas atitudes que possam dificultar essas relações só colaboram com o rendimento do trabalho de toda a equipe. Confira as frases que a SOS recomenda NÃO dizer aos colegas de trabalho:
Comentários negativos e que podem ser vistos como fofoca nunca são uma boa escolha para o ambiente de trabalho. Ainda que você tenha os seus motivos, é sempre mais interessante que você evite fazer qualquer comentário desse tipo com os seus colegas para preservar a sua própria imagem profissional.
Se você passou por algum problema com alguém da empresa, comunique ao RH assim que possível para que as providências corretas sejam tomadas. O departamento está lá exatamente para lidar com questões relativas aos funcionários, e é sempre melhor optar por esse tipo de orientação do que criar maiores problemas com a sua equipe.
Se algum colega precisa do seu auxílio para uma tarefa, uma resposta desse tipo pode ser interpretada como má vontade em trabalhar em equipe. É claro que cada funcionário tem a sua responsabilidade dentro da empresa, mas ver os seus colegas como parte de um mesmo time é extremamente importante para o rendimento de todos como conjunto.
Se você realmente não pode interromper o que está fazendo para ajudar o seu colega, deixe claro que, apesar de você não poder deixar a sua mesa naquele momento, assim que for possível você vai ajudá-lo. Caso ache necessário, peça a ele que o envie um e-mail explicando o que precisa.
Esta frase é comum ao conflito de gerações entre pessoas que trabalham no mesmo local, mas nunca é interessante mostrar uma mente fechada para mudanças na empresa. Ser flexível em relação à forma como o trabalho é desenvolvido é muito importante, e sempre uma opção melhor do que insistir que tudo deve ser feito sempre da mesma maneira.
Proatividade é um dos valores mais importantes para o mercado de trabalho. Se você e seus colegas estão enfrentando algum problema de difícil resolução na empresa ou com clientes, a última coisa que você deve destacar é como você não pode colaborar com a questão.
Opte sempre por ajudar a buscar uma solução ao invés de colocar-se na confortável posição de quem não pode fazer nada. Quem faz parte de uma equipe deve enxergar um problema como coletivo e colocar-se à disposição para colaborar como puder.
Em vez de passar a culpa sobre um problema para outra pessoa, prefira sempre concentrar-se em resolver o que está ao seu alcance. Se você precisa de outra pessoa para solucionar essa questão, garanta que você realmente fez toda a sua parte antes de apontar o que ainda não foi feito pelo outro.
Sabemos que cada um tem as suas funções, o seu contrato com a empresa e as suas tarefas diárias, mas imprevistos acontecem no dia a dia do trabalho e mostrar-se disposto a colaborar com a sua equipe é sempre positivo para as relações entre vocês. Se estiver ao seu alcance, não hesite em auxiliar algum colega, ainda que essa não seja exatamente a sua função na empresa.
Mantenha uma relação saudável com os seus colegas de trabalho. Comunique-se, ajude e peça ajuda quando for necessário, que você só vai estar colaborando com a produção da empresa.
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