Apesar de ser muito importante, ter um currículo atrativo e que chame a atenção do recrutador não depende somente da sua formação acadêmica ou experiência profissional. Ele também deve ter clareza, ser organizado e possuir a estrutura padrão que é aconselhada para o mercado de trabalho. E o primeiro tópico depois de apresentar seus dados pessoais, além de ser um dos mais importantes, é o objetivo profissional.
A SOS quer que você conquiste as melhores vagas de emprego. Por isso, para que você não deixe mais a oportunidade passar, confira todas as dicas sobre o que colocar no tópico “objetivo profissional” do seu currículo. Confira:
O objetivo serve para descrever, de forma direta, qual o cargo ou área que você quer atuar, mostrando quais são suas expectativas profissionais. Por isso, você deve inserir neste tópico igual ou o mais próximo da vaga anunciada. O importante é deixar claro também o nível profissional que você se encontra bate com o anúncio. Por exemplo, se a vaga é para a área administrativa, você deve verificar o nível hierárquico, colocando como base sua formação ou experiência profissional:
Se você tem o mesmo nível profissional da vaga anunciada, é exatamente isso que deve colocar. Se não tem, você pode simplesmente colocar que deseja atuar na área. O importante é que todas as suas informações do currículo sejam relacionadas e complementares ao que você colocou no objetivo.
Um dos erros comuns para quem está fazendo o currículo é o de confundir o objetivo profissional com o resumo de qualificações. Diferente do resumo, o objetivo é simplesmente o cargo da vaga que você vai concorrer. Já o resumo é uma síntese da sua formação, experiência e pretensões com a vaga. É comum encontrar objetivos como:
Este tipo de informação não vai ajudar você na triagem de candidatos que o recrutador pretende fazer, já que não condiz com a palavra-chave que ele vai buscar para a vaga. Por isso, evite qualquer objetivo que não tenha clareza sobre o cargo oferecido ou abreviações.
Se você tem a formação no curso da vaga anunciada, mas não tem experiência ainda, é importante colocar o termo “júnior”. Isso demonstra que será sua primeira experiência na área. Só então descreva no resumo a sua formação, os cursos que realizou nesta área e as habilidades que possui.
Caso ela não tenha uma posição específica, cite a área de atuação. Mas é importante inserir qual vaga você pretende exercer para que o recrutador tenha visão das suas habilidades. Se a empresa criou a vaga com nomes específicos internos, opte por colocar o nome do cargo de mercado.
Se você tem experiência em duas áreas distintas, deve fazer dois currículos diferentes, unindo habilidades, cursos e competências que são exigidas. Por isso, para cada vaga anunciada, é importante que você foque no que a empresa busca e complemente seu currículo. Faça sempre uma revisão em seu objetivo e verifique se ele está de acordo com a descrição da vaga pretendida.
Agora que você já sabe o que colocar no objetivo profissional do seu currículo, aproveite também para saber como se preparar para a entrevista de emprego e impulsionar seu marketing pessoal.
O mercado de trabalho está sempre esperando por bons profissionais. E se você quer estar exatamente nesta posição, defina a sua trajetória e invista na sua carreira. Acesse o site e conheça agora os cursos que a SOS pode oferecer para sua evolução.