Como será o ano de 2020 para o design gráfico? Essa é uma pergunta que ainda ronda o universo dos designers, que estão ansiosos para conhecer as tendências desse ano para a área. Essa informação também mata a curiosidade de muitas outras pessoas, tanto na área profissional quanto na pessoal. Por isso, reunimos aqui as principais tendências de design deste ano, confira!
As cores vivas estarão em alta neste ano! Roxo, pink, amarelo e laranja, entre outras cores neon, estarão presentes em ícones e interfaces de apps, por exemplo. Isso tudo para captar ainda mais a atenção do usuário, já que elas são mais percebidas do que as neutras e há uma grande competitividade do mercado. Isso colabora com as mensagens que os designers querem passar com o produto. Além disso, as cores neon têm um aspecto futurista, dando um ar de modernidade.
Uma tendência muito forte em 2019 que permanecerá em 2020. Por conta da tecnologia e dos novos softwares, os projetos de design gráfico em 3D estarão presentes, demonstrando ainda mais criatividade e combinações com fotos.
Veremos também os designers gráficos usando efeitos de cores monocromáticas nas imagens ou apenas em parte da composição delas.
Dando um ar de modernidade, os materiais metálicos serão usados no design gráfico de marcas e de produtos. No geral, deve haver um minimalismo para deixar o foco no efeito metálico. Por exemplo, o dourado transmite luxo e bom gosto. Esse efeito pode ser resultado de superfícies brilhantes sobre as foscas de qualquer cor. Em relação aos projetos impressos, chamamos isso de efeito hot stamping.
A brincadeira dos designers com as tipografias também dão um toque mais moderno. As letras podem ser decoradas ou ter formas geométricas, entre outros elementos criativos para chamar a atenção.
Essa técnica não é nova na área, mas, por ter aparência minimalista, estará em alta em 2020. No Photoshop, a técnica é chamada de clipping mask e, no Corel Draw, de power clipping. Juntamente com a maxi tipografia, será uma das tendências mais vistas!
Os padrões e desenhos de linha artística, ilustrados e animados, serão tendência em 2020. É um estilo esquemático e simples de ilustração, ideal para transmitir ideias e outros conceitos, além de ser discreto e elegante.
Essa tendência se remete aos rabiscos de desenhos, chamados de doodling. Isso começou na área da ilustração, mas virou um sucesso em muitos projetos que envolvem design. Essa técnica dá uma sensação informal e artesanal.
Os designers usam as ilustrações para passar conceitos e ideias, além de, por meio delas, comunicarem melhor as mensagens desejadas. Em 2020, a melhor opção é que elas sejam simples, já que o foco é a mensagem.
Normalmente, as ilustrações isométricas são usadas para design de infográficos, web design e apresentações. São queridas por muitos designers por ilustrarem um objeto tridimensional numa superfície bidimensional.
Notamos que o vintage está aparecendo em muitas coisas atuais, certo? Os designers gráficos e de web estão na tendência de usar cores terrosas e ilustrações desenhadas à mão com tinta, inspirados nos anos 50 e transmitindo uma sensação caseira.
Depois de um tempo sem serem usados, os padrões e as texturas voltarão aos projetos de design, mas desta vez combinados com mais de um padrão ou apenas com partes dele cobrindo a tela.
Em 2020, o uso de formas geométricas simples se manterá como uma das tendências do design. Mas mesmo com a palavra “simples”, elas exigem dedicação para a criação de composições que carreguem o significado certo e que transmitam as mensagens para as pessoas entenderem.
As formas líquidas dão ideia de criatividade, agilidade e movimento. As arestas para fora ajudam a trazer uma aparência suave e macia, que é a intenção de muitos designers. Assim, combinadas com outras tendências, como cores neon, gradiente de cores ou semitransparência, ficam a cara de 2020!
Gostou de saber quais são as tendências do design para 2020? Qual a sua favorita? Fique ligado no blog da SOS e veja outros posts sobre essa área:
5 coisas que você precisa saber sobre a tipografia no design gráfico
Conheça os diferentes sistemas de cores: CMYK, RGB e Pantone
Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.