O termo design thinking está cada vez mais presente nas empresas que estão em busca de soluções rápidas e melhores resultados. Por isso, gestores investem em técnicas e abordagens que estimulam o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. Além disso, é cada vez mais importante desenvolver o pensamento crítico e criativo para enfrentar os problemas do cotidiano do trabalho. Mas o que exatamente é design thinking e como aplicar na rotina de uma empresa? Acompanhe o post, vamos explicar!
Design thinking, que lembra “pensamento de design”, é uma abordagem que busca solucionar os problemas por meio de caminhos com soluções criativas e críticas para elaborar informações e ideias que levem a decisões corretas. A aplicação dele está se popularizando, pois os gestores das empresas estão vendo que é necessário ter uma mente aberta para mudanças e um olhar diferente sobre o mercado.
O design thinking tem como foco o usuário de um produto ou departamentos de uma empresa, além da melhoria do feedback, ou seja, as organizações entendem melhor as pessoas e criam uma estrutura mais importante para elas.
Nas empresas, o design thinking pode ser aplicado em várias situações, nos setores de gestão, vendas ou marketing, por exemplo, em que há um problema que precisa ser resolvido ou um projeto que está em criação. É importante ter em mente que a equipe envolvida na abordagem deve ser bem multidisciplinar, assim mais ideias surgem. Durante o processo, os colaboradores devem desenvolver a empatia com o cliente para compreender quais são seus desejos.
Aplique o design thinking em ambientes diferentes, que estimulem a criatividade e facilite o compartilhamento de ideias.
É interessante reunir as ideias dentro de um prazo não muito longo, pois quando levam mais tempo para serem desenvolvidas, não são testadas na fase chamada de user experience e prototipação. Dessa forma, quando as ideias são colocadas em prática, são descobertas falhas e pontos que poderiam passar por melhorias. É importante evitar que o projeto fique de lado e todo o processo para concretizá-lo tenha sido um gasto financeiro e de tempo.
Ou seja, o design thinking busca desenvolver soluções a partir das necessidades que o mercado e o público-alvo têm, relevando mais as pessoas do que os dados. O objetivo é satisfazer os clientes de forma empática e resolver problemas da empresa para chegar a um resultado final positivo.
Acompanhe o nosso blog e saiba mais sobre outras profissões do mundo do design:
Material Design: o que é e como essa proposta pode revolucionar o design?
UI e UX Design: qual é a diferença?
Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.