O nome é uma abreviação de motion graphic design, que pode ser traduzido como design gráfico animado. O conceito mistura fundamentos de design e cinema para criar soluções comunicativas que usam imagens e textos em movimento no espaço e no tempo.
O objetivo é utilizar-se de elementos do design, como jogo de cores e tipografia, junto com princípios do cinema, como desenhos animados e efeitos gráficos. Diferentemente da animação, que procura apresentar personagens e narrar uma história linear, o motion design emprega os recursos visuais para construir os mais diversos discursos.
Veja alguns exemplos do conceito na prática:
Os elementos de motion design são muito utilizados em aberturas ou em chamadas para programas de televisão. Podem estar misturados com animações, imagens de arquivo e live action. Veja o exemplo da curta vinheta da TV Globo:
O mercado publicitário emprega os elementos de tipografia e animação para transmitir mensagens, evidenciar as qualidades de um produto ou espalhar ideias. O motion design funciona muito bem nesses casos, já que ele se mostra mais interessante para o espectador do que apenas o texto em si. Veja um exemplo de um comercial do Google Cloud:
Os elementos do motion design também se mostram eficientes para a construção de narrativas, principalmente em vídeos informativos ou que procuram explicar alguns conceitos. Além disso, pode ajudar a aliviar os custos com gravações em alguns casos. Veja o exemplo dos fundamentos do design de animação empregados pelo canal Nerdologia.
O profissional da área deve contar com um background educacional de conhecimentos em design, cinema e comunicação, principalmente. É preciso conhecer os principais estilos de tipografia e aprender a utilizar todos os recursos gráficos para passar uma mensagem clara e objetiva.
Também é preciso entender de comunicação e publicidade para produzir roteiros que sejam interessantes aos espectadores. As habilidades em programação e computação podem ser um diferencial, já que facilitarão o uso de softwares de edição importantes para a área, como o After Effects, o Premiere e o Photoshop.
Os principais setores que contratam profissionais especializados em motion design são a publicidade, o cinema e a televisão. Além disso, pode-se colocar junto o YouTube e a produção musical, já que a técnica é muito utilizada para a criação de videoclipes. O profissional pode ser contratado por estúdios ou agências de publicidade, bem como trabalhar como freelancer.
Quer se tornar um profissional de motion design? Para te ajudar, nós separamos algumas dicas do que fazer para dar os primeiros passos na área.
Assista a filmes, aberturas de TV, comerciais, vídeos no YouTube e qualquer coisa que expanda suas referências artísticas. Tenha interesse também por outros formatos de arte, como pintura e desenho. É fundamental construir um repertório amplo que te permita utilizar várias tendências e diversos estilos para a criação de suas obras.
Grande parte dos materiais e dos cursos de motiondesign são produzidos na língua inglesa, bem como os termos utilizados no dia a dia de trabalho. Por isso, é fundamental que você aprenda o idioma e expanda suas possibilidades de aprendizado.
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