Com o passar dos anos, os conceitos de design evoluíram, alguns surgiram e outros foram alterados. Nesse processo de evolução, a tecnologia tem papel importante, uma vez que o mundo e a sociedade mudaram, assim como as exigências do mercado. Neste texto, você conhecerá algumas tendências tecnológicas que mudaram os conceitos de design.
Ao longo do tempo, alguns fatos marcaram a história da humanidade e guiaram a evolução da sociedade. Foi assim com a Revolução Industrial, que iniciou o processo de modernização das cidades no ano de 1760. O desenvolvimento da tecnologia é outro fator que revolucionou a vida das pessoas, dando novas perspectivas de consumo de informação, mudando a maneira como as pessoas interagem entre si e como utilizam seu tempo.
O campo do design foi completamente influenciado por essa mudança, uma vez que também precisou se modernizar para atender a demanda de outros tipos de mídias que ganharam força, como o meio digital.
O trabalho dos designers foi muito facilitado com o desenvolvimento de softwares especializados na criação de artes e na elaboração de projetos, que têm inúmeros recursos e possibilidades de montagens. Esses programas permitem que o profissional tenha prévias de como o produto final ficará e, se necessário, que faça correções.
A proteção de dados no ambiente virtual é uma necessidade que cresce cada vez mais. A criação da Lei Geral de Proteção de Dados foi necessária para criminalizar aqueles que usam a tecnologia para fins ilícitos e prevê uma série de exigências para usuários que trabalham utilizando o dado de pessoas e empresas. No design estas imposições agem diretamente, uma vez que se trabalha, muitas vezes, com dados de empresas e clientes, por isso é preciso ter meios de proteção para estas informações.
Além dos softwares, a tecnologia permitiu a criação de equipamentos que auxiliam e facilitam o trabalho do profissional de design. A mesa digitalizadora, por exemplo, dá mais liberdade e conforto para desenhar, pintar e criar novas peças.
O termo se baseia na ideia da criação de peças e objetos utilizando a inteligência artificial como aliada. Os designers oferecem as possibilidades para gerar um novo produto e especificam as características por meio de algoritmos. O programa, então, analisa as possibilidades e oferece soluções que muitas vezes estão além da capacidade humana de elaboração. Por isso esses softwares são tão importantes para a área de design.
Não podemos esquecer de mencionar que graças a popularização da internet e a facilidade de comunicação com pessoas de qualquer lugar do mundo, coisa que foi desenvolvida ainda mais nos últimos anos, a tecnologia é uma grande vitrine para os profissionais do design, uma vez que há plataformas de hospedagem de projetos e trabalhos, bem como as redes sociais, que são aliadas na comunicação e divulgação de materiais profissionais, mudando a maneira de como vender os trabalhos e ser procurado para realizá-los.
A tecnologia dita muitas mudanças no mundo moderno, e o design não fica para trás nesse processo. Se você quer saber mais sobre design, que tal conferir os conteúdos do nosso blog?
Design: as tendências da área para 2020
O que é uma mesa digitalizadora?
Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.