Se você tem uma ideia e a vontade de começar startup on-line, que tal colocar esse projeto em prática? Trata-se de um investimento que não precisa de muitos gastos, mas os recursos certos devem ser usados. Pesquisando e estudando sobre o assunto, você pode gastar menos com o design, programação e hospedagem, por exemplo, além de colocar o seu negócio no ar rapidamente, saindo na frente da concorrência. Então, acompanhe as dicas abaixo para abrir a sua startup na internet!
O passo inicial é definir a área de trabalho da sua atuação. Será um produto ou um serviço? Quais os profissionais que serão necessários para dar vida ao seu negócio? Quais são as tecnologias que sua startup vai focar? Veja o que mais te interessa, as vontades que quer realizar e a carreira que quer seguir. Use seus conhecimentos para ajudar nessa definição, como um curso feito que despertou uma ideia para dar andamento à sua startup e áreas de atuação no mercado de trabalho que já teve experiências.
Em seguida, para começar uma startup on-line, é preciso pesquisar o domínio desejado para ver se está disponível, sendo “.com.br” ou “.com”. Você pode comprar o domínio que quer em sites como RedeHost e GoDaddy, que têm poucas etapas e custos mais baixos.
Quando você criar a identidade visual da sua startup, um passo muito importante para o seu negócio, a escolha as cores e pense no logo que tenha a cara da empresa. Você pode optar por fazer isso com a ajuda de ferramentas como o 99designs e o WeDoLogos, com as quais você abre concursos para pedir aos designers o desenvolvimento de logos, cartões de visita e websites. Nesses sites, é possível conseguir bons resultados a baixos custos!
É preciso começar um site do zero e isso pode parecer complicado, mas com a ajuda de programadores e profissionais que têm conhecimento sobre o volume de acessos e como projetar a demanda por espaço nos servidores. Uma das melhores opções é comprar um espaço na Amazon Web Services, por exemplo, uma plataforma de computação em nuvem da Amazon, que pode ser ampliada dependendo da demanda.
Para lançar uma startup também é importante fazer a divulgação social no mundo virtual, usando as redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, com a ajuda do marketing digital. Invista em anúncios pagos nas redes e encaminhe e-mails marketing, além disso saiba a persona do seu negócio, isso te ajudará a saber mais sobre quem será seu público e a forma como eles consomem o seu serviço ou produto.
Nas páginas da sua empresa, utilize a identidade visual planejada (as cores e logos), crie um linguagem para dirigir-se ao seu público alvo e, enquanto o site não está 100% pronto, crie uma landing page provisória em sites como unbounce.com, para os interessados na sua startup cadastrarem o e-mail e receberem mais informações.
Uma última dica importante é planejar os gastos e o passo a passo para dar vida à sua startup on-line. Caso você não tenha um plano, os riscos de algo dar errado no caminho e na evolução da sua empresa são maiores.
Essas são as etapas iniciais e muito importantes para começar uma startup on-line. Planeje-se e tenha sucesso no seu negócio! Acompanhe o blog da SOS e veja outras dicas para você, empreendedor.
Como investir em negócios digitais
Qual a importância do marketing digital nas empresas?
Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.