Você já viu aqui no blog da SOS algumas dicas de como montar um currículo perfeito. Hoje vamos falar sobre como se comportar em uma entrevista de emprego, ou seja, mostrar como a maneira que você age pode ser responsável por chamar a atenção ou não ser bem visto pelo recrutador.
Algumas atitudes como chegar pelo menos 10 minutos antes do horário marcado para sua entrevista, vestir-se adequadamente de acordo com o cargo e conhecer as principais informações sobre a empresa são básicas, e você já deve estar com tudo isso em mente. Mas a SOS quer que você vá além e consiga se destacar entre os outros candidatos. Confira algumas dicas:
Isso não quer dizer só falar de você e tudo o que é capaz de fazer durante toda a entrevista, porque pode parecer arrogância ou prepotência. Para que você consiga dar visibilidade à sua experiência e conquiste valor à sua imagem durante o curto tempo da sua entrevista, é importante que você conheça todas as ferramentas estratégicas de apresentação pessoal. Saiba quais são as principais e como utilizá-las com este post da SOS de como melhorar sua apresentação pessoal em processos seletivos.
Pode parecer um pouco batida essa dica, mas como estamos cada vez mais conectados aos nossos smartphones, ouvir um toque de mensagem ou sentir ele vibrar no bolso da calça pode fazer você automaticamente querer pegá-lo ou até se distrair do que estava falando. Além disso, não se atentar para isso pode demonstrar que se você não consegue se desligar de distrações em uma entrevista para conseguir um emprego, imagine para as tarefas profissionais diárias. Veja aqui algumas dicas de como evitar que o celular tire sua concentração no trabalho.
A entrevista de emprego é a hora de você conseguir demonstrar toda a sua personalidade e características que não conseguiu mostrar no currículo. Por isso, quando falar das suas experiências anteriores, por exemplo, descreva situações reais de como era sua rotina profissional, como lidava com a pressão e o que tinha habilidades para fazer com mais rapidez. Demonstrar em detalhes faz com que o recrutador visualize mais facilmente do que você é capaz e mostra que você tem experiência.
Algumas pessoas ficam mais tímidas na hora de falar em público, outras começam a conversar e não conseguem parar mais. Estas duas atitudes, por mais diversas que sejam, podem ser decisivas para que um recrutador consiga definir se você consegue se expressar de modo profissional e se também é capaz de ouvir o que outras pessoas têm a dizer. O ponto é achar um meio-termo e tratar a entrevista como uma conversa, e não um jogo de perguntas e respostas.
Pode ser que você tenha entendido tudo o que o recrutador falou sobre a vaga, mas a maioria das pessoas vai embora da entrevista sem ter feito uma pergunta sequer. Além de se diferenciar dos outros candidatos, fazer perguntas sobre a empresa ou o cargo é um modo sutil de demonstrar que você está realmente interessado na vaga. Por exemplo, perguntar como é o plano de carreira da empresa, quais serão os principais desafios que você vai enfrentar ou qual seria o melhor conselho para você se adaptar, são algumas perguntas consideradas pertinentes para se fazer ao recrutador em uma entrevista de emprego.
Para conquistar a vaga de emprego que você sempre quis, é preciso se sobressair entre os outros candidatos. E aí, está preparado para alcançar o sucesso? Então fique ligado nas nossas dicas do blog!
Veja também o que você não pode deixar de fazer no seu primeiro dia de trabalho
Venha conhecer os cursos de Gestão Empresarial e Evolução Pessoal oferecidos pela SOS. Encontre uma unidade perto de você e garanta já o seu lugar no mercado. Cadastre-se no nosso site e ganhe um desconto especial na matrícula!