O Excel é um software muito completo que pode te ajudar com uma série de trabalhos no dia a dia. Para otimizar o tempo e usar os recursos com mais facilidade, você pode aprender alguns truques que simplificam alguns processos. Confira 5 deles!
Uma dica bem simples - mas que economiza um bom tempo - vai te ajudar a preencher uma coluna com muito mais rapidez. Imagine que você precisa inserir todos os dias do mês. Digitar um por um não dá, né? Para economizar trabalho, primeiro selecione a célula. Depois, é só posicionar o cursor sobre o quadradinho do canto inferior direito, mostrado na imagem:
Agora é só arrastar para baixo para preencher todas as colunas na ordem correta:
O Excel possui um comando que te ajuda a converter grandezas e medidas - como mililitros em litros. Isso vai te ajudar a não perder tempo pesquisando no Google ou em outro conversor. Para tal, primeiro digite a função =CONVERTER seguida do número da coluna a ser convertida, como no exemplo abaixo:
Escolha a opção de medida. Para os exemplos, usaremos metros. Veja:
Como indica o quadro, agora você escolhe em qual unidade irá converter os “metros”. Para o exemplo, nós escolhemos polegadas, com a sigla “in”. Veja:
Pronto, agora você já tem o valor convertido:
Há uma dica que pode ajudar bastante na hora de contabilizar os dias trabalhados. Primeiro, crie uma coluna com as datas do intervalo de tempo de trabalho. Digite a fórmula =DIATRABALHOTOTAL, com as células correspondentes entre parênteses. Veja:
Pois bem, agora é preciso contar os feriados que ocorreram entre as datas. Para tal, crie uma coluna com esses dias e depois adicione esse intervalo à fórmula. Veja:
Agora é só finalizar a fórmula e você tem o valor de dias trabalhados já sem os feriados!
Na parte superior da sua tela, há um monte de atalhos. Pode ser que você não use a maioria deles e queira configurar o seu próprio menu. Para isso, acesse “Arquivo” no canto superior esquerdo e selecione “Opções”. Veja:
Agora selecione a opção “Barra de Ferramentas de Acesso Rápido”. A partir daí você pode configurar à sua maneira, tanto para o documento atual quanto para criar um padrão!
No dia a dia de trabalho com o Excel, pode ser que você precise colocar as colunas no lugar das linhas, ou vice-versa. Para não ter que copiar manualmente, primeiro copie a tabela que você quer transpor. Selecione uma parte em branco do documento e faça o seguinte caminho: Página Inicial → Colar → Transpor. Veja:
Agora veja a tabela transposta à direita:
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