Os drones estão cada vez mais populares no mercado. Entre as diversas opções de tamanho, durabilidade e tecnologia, eles podem desempenhar papéis impressionantes e que auxiliam bastante o trabalho humano. Neste texto, vamos te contar algumas funções dos drones que você nem imagina.
Os drones se tornaram grandes aliados das polícias e dos órgãos de segurança, uma vez que eles ajudam a monitorar grandes áreas, podendo, assim, antever incidentes e identificar criminosos e vândalos. Nos estádios de futebol é bastante comum os drones fiscalizarem a chegada e a saída de torcedores.
Além do combate à violência, os drones também são utilizados por equipes de resgate em situações de desastres naturais e desmoronamentos. Por serem equipados com câmeras de alta precisão, é possível encontrar vítimas em meio aos escombros, mapear o quanto do território está comprometido e até chegar em áreas de risco que o ser humano não consegue alcançar.
A indústria do cinema e das produções audiovisuais ganharam novas perspectivas de imagens com a chegada dos drones ao mercado. Com eles, é possível produzir uma série de fotos e vídeos em ângulos diferentes dos habituais, dando mais realidade e detalhes ao produto final.
Nos campos e plantações, os drones ganharam destaque e têm múltiplas funções, como demarcar a área de plantio, fiscalizar o crescimento da safra e identificar possíveis anormalidades no terreno. Modelos mais desenvolvidos ainda são capazes de identificar pragas e pulverizar plantações inteiras.
Até na criação de gado os drones já estão inseridos! Eles estão sendo usados para tocar a boiada, ou seja, deslocar os animais de um lugar para outro, sem a necessidade da mão de obra humana. Além disso, os drones equipados com câmeras conseguem ajudar na busca por animais perdidos e na contagem do rebanho.
Empresas de entregas de mercadorias e de alimentos estudam a possibilidade de utilizar os drones para realizar as entregas. Pode parecer estranho imaginar estar andando na rua e caixas começarem a voar sobre a sua cabeça, não é mesmo? Por isso, grandes empresas ainda estão em fase de testes. Porém, os estudos apontam que o uso dos drones diminuirá o tempo estimado para as entregas.
Existem muitas discussões a respeito da legalização do uso dos drones para fins de lazer e comerciais, isso porque eles devem seguir as exigências da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações). Algumas das recomendações são:
- Não voar a mais de 30 metros de altura para não atrapalhar o plano de voo de helicópteros e de aviões;
- Não sobrevoar áreas como aeroportos, presídios, delegacias e quartéis;
- Não sobrevoar as pessoas sem a autorização prévia delas;
- Voar apenas durante o dia;
- Manter uma distância segura de postes de telefonia, de energia e de fiação elétrica;
- Ter o aparelho homologado pela ANAC;
- O piloto do drone deve ter autorização concedida pela ANAC para controlá-lo;
- O condutor deve manter o drone no seu campo de visão enquanto ele está no ar.
Os drones são muito úteis em diversas áreas e estão ganhando cada vez mais adeptos, porém é necessário estar dentro da legislação brasileira para evitar acidentes.
Se você gostou deste texto, confira outros conteúdos que estão em nosso blog.
Tecnologia: novidades do setor para 2020
5 dicas de segurança que os usuários do Windows 10 precisam conhecer
Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.