As funções do Excel facilitam muito o cotidiano, e apesar de serem muitas, é possível aprendê-las de maneira simples. Os juros são uma das mais usadas, e saber calculá-lo é uma habilidade essencial não só para o mercado de trabalho, mas também para inúmeras situações da vida pessoal. Já que o uso do Excel é pré-requisito para diversas áreas de atuação, hoje trouxemos a explicação de como calcular juros simples e compostos. Confira:
Os juros simples nada mais são do que o rendimento sobre um valor fixo. Para ficar mais fácil de entender, vamos exemplificar: suponhamos que um banco aplica 15% de juros sobre o empréstimo para seus clientes todos os meses, durante um ano.
Você pegou R$ 3.000 emprestado. Durante os 12 meses, os juros serão cobrados sobre o mesmo valor de R$ 3.000. Confira o passo a passo de como calculá-lo:
A fórmula utilizada para os juros simples é: F=P*J*N.
Nela, F é o valor final dos juros em reais, P é o valor principal, J é a taxa de juros aplicada e N é o período nos quais os juros serão cobrados. O primeiro passo é montar a tabela com as informações citadas anteriormente.
Após fazer a tabela, é necessário acrescentar a cada item a letra correspondente da fórmula F=P*J*N. Veja:
O terceiro passo para calcular os juros simples é multiplicar os valores. Na célula em frente ao F, escreva =X1(célula que contém o valor principal) *X2(célula que contém a taxa de juros) *X3(célula que contém o tempo a ser cobrado), aperte enter e pronto! O resultado irá aparecer:
Se além de calcular os juros, você também desejar ver qual o valor total que será pago no final do período, é só somar o total de juros com o valor principal:
Diferente dos juros simples, os compostos cobram o valor inicial reajustado a cada mês. Ou seja, a cada mês há um novo valor, em que os juros são calculados em cima do que já foi reajustado do mês anterior.
Esse tipo de juros é calculado a partir da fórmula F=P*(1+J)^N.
F equivale ao valor final obtido após um determinado período, P é o valor principal (ou inicial), J é a taxa de juros aplicada e N é o período em que os juros são cobrados.
Assim como os juros simples, o composto segue os dois primeiros passos igualmente: montar a tabela e classificar os valores. Veja:
Após esses passos, escreva a fórmula na célula vazia referente ao valor final, aperte enter e veja o resultado:
Pronto! Você já tem o valor que será acrescentado a cada mês, mas se quiser a soma do valor total que será gasto, é só somar com o valor principal.
Fazer cálculos não precisa ser algo complicado quando temos as ferramentas certas para fazê-los. Aprender a trabalhar com o Excel pode garantir muitas mudanças positivas no seu dia a dia. Conheça o curso de Excel da SOS e confira outros posts que podem ser interessantes:
Os principais erros no Excel – saiba como resolvê-los
5 recursos no Excel que você não sabia
Cursos que podem garantir um salário maior
Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.