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Como deixar sua planilha do Excel mais atrativa

Como deixar sua planilha do Excel mais atrativa
09 de fevereiro de 2017 • 11h52 • atualizada 13 de fevereiro de 2017

Muito conhecido pela otimização de bancos de dados, criação de planilhas e gráficos, o Excel é um dos programas oferecidos pelo pacote Office mais presentes no dia a dia das empresas. Além de uma ferramenta importante para organizar informações de forma clara e objetiva, ele pode ser utilizado para facilitar a visualização de conteúdo, deixando-o mais intuitivo.

Hoje a SOS vai dar algumas dicas para transformar suas planilhas de forma simples para deixá-la mais atrativa. Para este exemplo, usaremos informações de um controle doméstico, que você também poderá usar para organizar os gastos da sua casa.

Insira as informações

O primeiro passo será colocar todas as informações que esse documento deve conter. Na primeira linha, colocamos o mês de referência e na linha abaixo dividimos em quatro tópicos: item a ser pago, valor, responsável pelo pagamento e uma última coluna com o status – se está pago ou pendente. Em seguida, preenchemos com todas as informações disponíveis.

Mudando largura e coluna

Quando escrevemos algo maior que o espaço da célula, o texto aparece pela metade. Para organizar isso e sabermos todo o conteúdo que foi digitado, basta posicionar o mouse sobre a linha vertical entre uma coluna e outra até aparecer duas setas, como na imagem abaixo, depois basta clicar duas vezes. Repita o processo em todas as colunas que não estiverem completas.

Alterando alinhamento, fonte e cor

Nesta planilha, percebemos que o alinhamento do texto não está seguindo um padrão. Algumas informações estão alinhadas à direita e outras à esquerda. Para padronizar, basta selecionar todo o conteúdo que você deseja alinhar e clicar em um dos alinhamentos disponíveis na parte superior da tela. O mesmo deve ser feito para mudar o tipo da fonte, o tamanho das letras ou as cores. 

Destacando células

Algumas células acabam tenho conteúdo mais relevante e precisam estar em destaque, como a do mês, por exemplo, que guia quem está procurando algum período específico. Existem algumas formas de chamar a atenção:

Negrito – selecione o conteúdo e clique no “N” na parte superior da tela.

Mesclar e centralizar – como janeiro é o mês de referência, podemos mesclar a célula e centralizar o texto clicando neste botão:

Bordas – selecione as células desejadas e o modelo de borda que preferir.

Formatando números

Neste exemplo, estamos falando dos valores de algumas contas. Quando digitamos um valor, o formato é estabelecido pelo Excel, mas podemos mudar para moeda, data ou porcentagem, por exemplo.

Para deixarmos os valores em reais, basta selecioná-los e clicar na opção “Moeda”, como abaixo:

Conclusão

Em poucos passos, é possível transformar uma planilha simples em um arquivo mais atrativo e organizado.

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