O Brasil tem sido um grande consumidor no mercado de games mundial há anos. De acordo com um relatório feito em 2016 pela principal empresa de análise do mercado de jogos eletrônicos, a Newzoo, o Brasil ocupa o 12º lugar no consumo anual, provendo U$ 1,3 bilhão de dólares para a indústria e liderando o consumo na América Latina.
O mesmo relatório ainda aponta a fatia significativa que dispositivos móveis estão tomando nesse ramo. Jogos desenvolvidos para essas plataformas geraram o equivalente a 37% da receita global do mercado em 2016, ou seja, quase U$ 36,9 bilhões.
O ano de 2016 trouxe ainda mais conquistas para esse mercado. Empresas tradicionais de mídia firmaram contratos de transmissão de campeonatos de games, o que demonstra ainda mais as grandes oportunidades surgindo dentro do ramo.
Um mercado tão aquecido quanto esse precisa constantemente de novos profissionais e novas empresas. E quando se fala de games, há uma constante renovação de catálogo: lançamentos acontecem todos os dias, tanto para consoles quanto para PC e mobile.
Diversas empresas no país já desenvolvem games para as gigantes do mercado como Steam, Sony, Nintendo e Microsoft, além de aplicativos para Android e iOS e webgames para hotsites de campanhas publicitárias.
Alguns empreendedores já se aventuraram nesse mercado anos atrás e conquistaram muita coisa, competindo diretamente com desenvolvedores indies do mundo todo. Confira algumas delas:
Fundada em Brasília no ano de 2009, a Behold Studios é uma pequena desenvolvedora de games que teve um grande sucesso até mesmo fora do Brasil com o jogo Knight of Pen & Paper para Android, iOS, Web e Desktop. Hoje desenvolve principalmente para a Steam e mobile, mas também tem parceria para desenvolvimento para os consoles da Sony e Microsoft.
Fundada em São Paulo no ano de 2011, a Duaik é uma desenvolvedora que também teve seu título de sucesso com Aritana e a Pena da Harpia, conseguindo diversos prêmios. Hoje atende tanto o mercado nacional quanto internacional, desenvolvendo para consoles e Desktop.
Também fundada em 2009 em São Paulo e desenvolvendo para as mais diversas plataformas, a QUByte tem diversos cases de sucesso, acumulando mais de 10 milhões de download de jogos desenvolvidos para mobile.
O mercado de games não para de crescer, tanto no Brasil quanto no resto do mundo. Se você deseja fundar uma empresa, conseguir um cargo em uma desenvolvedora ou até mesmo sair do Brasil e tentar algo em uma gigante do mercado, você precisa começar em algum lugar. Venha para a SOS e comece sua jornada no mercado de games já! Confira o curso de Games em Flash, cadastre-se e ganhe um desconto especial!