A arte está entre os campos de expressão da subjetividade humana há milhões de anos. Ao longo da história, muitos artistas trouxeram contribuições significativas e novos olhares para retratar sentimentos cotidianos e as mais variadas impressões. Nesse sentido, os suportes para a expressão artística foram se adaptando e, nas últimas décadas, com o advento da internet, nasceram as artes digitais. Nesse post, nós contamos para você o que um artista digital pode fazer e como seguir essa carreira. Confira.
A arte digital é considerada uma tendência fruto da experimentação de novos gadgets tecnológicos, sobretudo dos primeiros computadores lançados no mercado. A sua consolidação dialoga diretamente com as artes contemporâneas e a busca por expressões artísticas mais flexíveis no período pós-guerra.
Ainda considerada jovem, essa forma de arte não tem uma definição específica, mas o termo costuma ser empregado para fazer referência às artes que são feitas em dispositivos eletrônicos, como computadores e tablets. Logo, o movimento foi possibilitado pelo avanço tecnológico e é considerado um campo repleto de possibilidades para o futuro.
A arte digital costuma ser comum em ambientes on-line, mas também aparece em suportes mais tradicionais, como livros, cartazes e outdoors. No Brasil, essa carreira é dominada por profissionais jovens, os quais nutrem interesse pelas artes e pelo setor tech.
O desenho vetorial é um estilo gráfico baseado na produção de imagens com formas geométricas e fórmulas matemáticas. Para criá-las, o artista desenha pontos, linhas e nós em softwares específicos, como Adobe Illustrator e Corel Draw. Seu diferencial está na possibilidade de aumentar ou diminuir proporções com facilidade, aspecto que faz desse estilo um dos mais populares entre os designers.
A pixel art está entre um dos estilos mais tradicionais da arte digital. Ela é baseada na ideia de colorir os pixels um por um, criando imagens únicas e com estética diferenciada. Apesar de ser considerado um estilo de desenho extremamente trabalhoso, a pixel art pode ser usada para criar peças extremamente detalhadas, com resultados interessantes e marcantes.
A ilustração digital está entre os estilos de arte digital mais comuns, mas não por isso é menos valorizada. Extremamente versátil, esse estilo gráfico pode aparecer em peças publicitárias, no desenvolvimento de assinaturas visuais e até mesmo em ilustrações diversas, como em livros infantis e quadrinhos. Em alguns casos, a ilustração digital pode representar aspectos realistas, e é uma opção interessante para desenvolver digitalmente uma peça que simula óleo sobre tela, por exemplo.
Os formatos de vídeo e áudio também figuram entre as artes digitais. Com o avanço da tecnologia, esses suportes permitem expressões artísticas variadas, como animações bidimensionais ou tridimensionais, interferências visuais, vídeo design e as artes sonoras. Atualmente, é um dos segmentos das artes gráficas que mais crescem e absorvem profissionais.
A modelagem 3D é uma das vertentes mais valorizadas das artes gráficas no momento, e está relacionada ao desenvolvimento da realidade virtual e ao avanço cada vez mais significativo dessa tecnologia. Essa frente das artes digitais envolve a modelagem e a criação de formas e figuras tridimensionais com o uso de softwares específicos. Como resultado, essas obras podem ser visitadas digitalmente e, em alguns casos, o público pode até mesmo interagir com elas.
Esse profissional é responsável pela criação de todos os aspectos envolvidos no desenvolvimento de um game, como personagens, cenários, níveis e demais elementos gráficos. Atualmente, a indústria de games está em expansão e é um dos setores que mais absorvem novos talentos.
O designer gráfico atua diretamente na criação de peças gráficas para meios digitais e impressos. Dessa forma, pode desenvolver assinaturas visuais, revistas, livros, interfaces digitais e as mais diversas peças de comunicação.
Para desenvolver e projetar novos ambientes, edifícios e diversas outras estruturas, o designer de interiores não só dialoga com as artes, mas também faz uso de softwares digitais para criar os seus projetos. Por isso, essa profissão também está muito próxima das artes digitais.
A fotografia já é considerada uma forma de arte, mas os recursos digitais podem expandi-la. Um fotógrafo pode usar softwares para tratar os seus cliques, fazendo ajustes de cor e enquadramento. Além disso, também é possível aproveitar as ferramentas para realizar intervenções em suas produções e criar resultados diferentes.
E você, curtiu a profissão de artista digital? A SOS pode te ajudar a transformar a sua paixão por arte e tecnologia na carreira dos seus sonhos! Confira os nossos cursos de design gráfico, desenvolvimento de games em Flash, editor de vídeos e web design e dê os primeiros passos em direção ao seu futuro de sucesso!