Quando estamos aprendendo uma nova língua, é normal ficar com um pouco de medo ao conversar. O medo é parte de tudo que é novo em nossa vida, mas para que possamos ter melhores experiências e viver a vida ao máximo, temos que enfrentá-lo.
Todo mundo que está começando a falar inglês tem receio de falar as palavras errado. Por isso, você não deve ficar encanado e nem deixar isso te impedir de evoluir. Cometer erros é normal e você tem que tentar ao máximo dominar a parte de leitura e escrita para ter um bom suporte na hora que falar.
Por isso, a SOS separou 5 dicas para te ajudar a perder o medo e a vergonha na hora de falar inglês. Confira:
Para que você não se sinta pressionado diante de um nativo ou bilíngue, converse antes com as pessoas que também estão aprendendo inglês. Busque também fazer duplas com os melhores alunos da sala, assim você consegue aprender com eles e ir melhorando a sua pronúncia. Você até mesmo pode pedir para que eles te corrijam ou apontem algo que você pode melhorar.
Quando a gente se sente com medo, parece que as palavras fogem da cabeça, mas se você já tiver treinado os diálogos que terá que utilizar nas situações cotidianas, vai saber o que falar. Treine sozinho em casa, repetindo quantas vezes forem necessárias até o diálogo estar realmente assimilado. Dessa maneira, você pode até esquecer uma palavra ou outra, mas vai conseguir desenrolar uma conversa.
Muitas vezes nos imaginamos de uma forma que não somos de verdade: às vezes você fala melhor do que pensa, mas sua falta de confiança não te deixa evoluir, por isso quando estiver treinando os seus diálogos, grave-se e se ouça, perceba onde você tem mais dificuldade, quais são as estruturas gramaticais que não estão claras ou as pronúncias que precisam ser melhoradas. Mostre também ao seu professor e veja como ele pode te ajudar a melhorar.
Para que você possa conversar em inglês, você precisa entender as perguntas da outra pessoa e, para isso, você terá que também estimular o seu ouvido para a língua inglesa. Ouvindo muitos diálogos em inglês, você vai se familiarizar com os sons e entonações das palavras. Uma dica é assistir sua série favorita americana e ir repetindo os diálogos, se concentrando em escutá-los e reproduzi-los.
Se você tiver a oportunidade, a melhor forma de melhorar sua conversação é viajar para um país de língua inglesa. Lembre-se de que você está indo para aprender e melhorar, então não se cobre tanto. Uma viagem curta já vai ajudar a ter uma noção do que é se ver inserido totalmente na língua inglesa.
Enfrente cada situação como única e vá trabalhando para sempre ir melhorando o seu inglês. Ter a habilidade de falar uma segunda língua é um exercício para a vida, por isso tenha paciência e determinação. Faça disso uma diversão, pois você conseguirá melhorar muito e aproveitar as oportunidades que a vida te der. Não deixe de conferir os conteúdos de inglês da SOS para buscar a fluência!
Quer aprender um idioma de forma consistente e concisa? Conheça os cursos de inglês da SOS e dê seu primeiro passo para o futuro!