Se você já está estudando inglês e quer concorrer às vagas de empresas internacionais ou multinacionais no Brasil, que exigem currículo nesse idioma, deve se atentar aos termos usados.
Por isso, selecionamos abaixo as traduções de informações que podem ser inseridas no documento.
Currículo: Resume
Dados pessoais: Personal information
- Nome e sobrenome: First name and surname
- Data de nascimento: Date of birth
- Nacionalidade: Nationality
- Endereço: Address
- E-mail: E-mail
- Telefone: Phone
- Site: Website
- Portfólio: Portfolio
Dica:
O modo de detalhar o endereço, em inglês, é diferente! O correto é : número, nome da rua/avenida, número do apartamento, cidade, estado, CEP, país.
Exemplo:
555 Faria Lima Ave., Apt. 110
São Paulo, SP, 01451-001, Brazil
Objetivo: Objective
Seu objetivo de cargo e funções exercidas na vaga.
Formação acadêmica: Academic background (ou Educação/Education)
- Faculdade: College
- Universidade: University
Experiência profissional: Professional experience
(ou Experiência de trabalho: Work experience ou apenas Experience)
- Experiência profissional em [...]: Work experience at [...]
- Estágio em/no/na [...]: Internship at [...]
- Trabalho voluntário em/no/na [...]: Voluntary work at [...]
Idiomas: Languages
- Nativo: Native speaker
- Fluente: Fluent
- Avançado: Advanced
- Intermediário: Intermediate
- Básico: Beginning
Habilidades: Skills
Aqui você pode inserir seus conhecimentos e habilidades em softwares, por exemplo.
Atividades extracurriculares: Extracurricular activity
Cursos que você fez além das citadas em “Academic background”.
Informações adicionais: Others
Informações que achar necessário inserir, como:
- Disponibilidade para viagens: Available for travel
Dicas:
Se estiver em dúvida sobre como montar seu currículo em inglês com os termos acima, pesquise no Google Imagens os modelos disponibilizados na web ou no site Career Monster – clique aqui para ver um exemplo de “resume” para a área de programação.
O dicionário de inglês online Bab.la também indica os termos que podem ser usados no documento.