Em qualquer lugar, vender bem suas ideias faz parte do marketing pessoal. Pode ser no trabalho, para convencer clientes, colegas, seus líderes, ou, ainda, na vida pessoal. Porém, ao tentar fazer isso, muitas vezes as pessoas não têm sucesso e passam a imagem de arrogantes.
Para mostrar como, a colunista do portal da Fortune, Anne Fisher, listou as10 formas de vender uma ideia e fazer com que as pessoas a escutem e considerem. As dicas são do CEO Dave Mattson, da empresa norte-americana Sandler, que faz treinamentos em gestão e vendas.
1. Não leve as rejeições para o lado pessoal
“Um dos grandes bloqueios para quem tenta vender um conceito é que, quando ele é rejeitado, leva isso para o lado pessoal e para de tentar”, diz Mattson. Ao invés disso, ele sugere seguir o modelo dos atletas: “A maioria dos jogadores ataca muito mais do que acerta. Mesmo assim, continua tentando”.
2. Use sua voz ao invés do e-mail
Muita gente, especialmente quem é tímido, usa o e-mail para expor suas ideias, mas isso não é nem de perto tão eficiente quando fazê-lo pessoalmente ou, quando necessário, por telefone. “Você tem o tom de sua voz trabalhando por você e pode ser responsável por quaisquer questões que a outra pessoa possa ter”, afirma Mattson.
3. Ouça 70% do tempo e fale 30% dele
Em vendas, nos Estados Unidos, há um ditado: “Everybody hates to be sold but loves to buy” (algo como “todos odeiam vendedores, mas adoram comprar”). “Os melhores vendedores não passam por cima dos outros. Ao invés disso, eles escutam, forçando você a focar a outra pessoa – o que explica eles estarem nessa posição”, ressalta o CEO.
4. Pratique
Procure um amigo ou colega confiável que o escute enquanto pratica seu discurso. Mattson recomenda repetir sua ideia 6 vezes antes de apresentá-la. “Na primeira e segunda vez, descobrirá como falar o que deseja”, diz. “Até a sexta vez, geralmente falará com real convicção”, complementa.
5. Inclua a ideia dos outros
“Venda de sucesso não é ‘eu’, é ‘nós’”, diz Mattson. “Nosso subconsciente pode diferenciar um do outro se a consciência não pode. As pessoas querem fazer parte da solução. Então, inclua as sugestões delas em sua ideia”, ressalta. Assim, ela parecerá ainda melhor, mas ainda poderá receber créditos por fazer acontecer.
6. Comece falando do problema
Primeiro, mostre a problemática, por exemplo: “Eu notei que há um problema com X”. E seja direto. “Depois sugira duas ou mais soluções e veja se as pessoas reagem. O resultado é quase sempre ser um pouco híbrido no que diz sobre o que deve ser feito. As pessoas adoram corrigir o que você diz, então, dê a elas algo para trabalharem”.
7. Baseie-se em pesquisas e estatísticas
Se possível, crie seu case ao mencionar uma pesquisa ou um artigo de terceiros, que sejam imparciais. “Ao ter um suporte de seu posicionamento de uma fonte confiável, você ganha credibilidade extra”, lembra.
8. Elogie quando puder
A maioria das pessoas é faminta por elogios e reconhecimento, segundo Mattson. E, ao tornar isso um hábito, fará com que as outras o escutem. “Seja sincero, é claro”, complementa.
9. Valorize o lado pessoal dos outros
“Se encontro um artigo sobre esqui, posso mandar para alguém do trabalho que curte o esporte. Mostrar interesse em quem a pessoa é fora do escritório cria uma poderosa impressão”, garante.
10. Repita os passos de 1 a 9 sempre
“Se você faz essas pequenas coisas uma vez ao ano durante a avaliação da equipe, por exemplo, será muito difícil, pois você irá levar as reações para o lado pessoal e irá odiar a experiência”, aponta Mattson. “É preciso ter o hábito de fazer tudo isso ao longo do ano, um pouco por vez, mas o tempo todo”, finaliza.
Fonte: Fortune