Quem decidiu ser freelancer e tem as características para se apresentar como esse tipo de profissional no mercado deve atentar-se a alguns fatores antes, durante e depois do trabalho, para garantir sucesso e cada vez mais clientes.
Segundo o coach e consultor na empresa Questão de Coaching Alexandre Nakandakari, quando as empresas procuram um freelancer, elas querem um especialista que pode realizar um trabalho de ótima qualidade, em curto prazo e sem vínculos empregatícios. “Muitas vezes, isso ocorre quando a empresa tem uma demanda pontual ou quando ela oferece um determinado serviço, mas depende do terceiro para fazê-lo”, explica.
Para atingir as expectativas dos clientes e ter sucesso como freelancer, o coach sugere algumas dicas.
1. Determine quanto vale sua hora de trabalho
Depende do tipo de trabalho a ser feito, mas o essencial é que o freelancer saiba o valor de sua hora de trabalho. Assim, pode calcular quanto tempo terá que dedicar a um projeto e quanto ele custará ao cliente. Entretanto, se o projeto for algo mais frequente, que exija, por exemplo, a manutenção mensal de um site, ele pode calcular um valor fechado − facilitando a vida do cliente e a organização das próprias finanças.
2. Priorize o bom relacionamento com o cliente e esclareça sobre a parceria
Ter comunicação assertiva com seu cliente é um bom começo, pois muitas vezes ele não sabe exatamente o que quer. Cabe ao profissional esclarecer e “educar” o cliente. Estabelecer os papéis e responsabilidades nessa parceria é fundamental, pois uma vez acertados os acordos e limites eles devem ser cumpridos. Um trabalho que começa bem tem mais chances de terminar bem, com qualidade e dentro do prazo, potencializando a fidelização.
3. Crie diferenciais para conseguir a propaganda “boca a boca”
Um serviço bem feito, com preço justo e entregue dentro do prazo, tem grandes chances de ser recomendado. Hoje temos a facilidade das redes sociais, que possibilitam anúncios a um preço razoável, o que dá certa visibilidade e vai além da rede pessoal do profissional. Participar de associações e grupos para ampliar o networking também é uma boa alternativa.
4. Tenha paciência e determinação
Paciência consigo mesmo, com os clientes, parceiros, fornecedores e com o mercado. Às vezes, o caminho que se trilha sozinho pode ser um pouco mais longo. A determinação serve para não se perder, desanimar e entregar os pontos antes de consolidar seu nome no mercado.