O perfil em uma rede social é particular e público ao mesmo tempo – são suas informações e publicações, mas outros podem acessar. É, por esse motivo, uma forma de a empresa avaliar melhor seus funcionários e de recrutadores conhecerem quais são os pensamentos e atitudes dos candidatos a uma vaga. Saber como interagir nas redes sociais, portanto, pode garantir o emprego de um profissional.
"Os líderes identificam condutas inadequadas para a instituição. Por isso, se a pessoa possui um perfil na web, é preciso mantê-lo atualizado com dados úteis e interessantes”, sugere Villela da Mata, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching (SBCoaching).
Verifique abaixo quais são as gafes nas redes que podem minar sua carreira.
1. Fazer piadas de mau gosto
Frases aparentemente engraçadas podem ultrapassar o limite da amizade e virar insulto. “Nunca faça isso e, se acontecer com você, evite responder, encerrando a conversa”, recomenda Villela.
2. Postar fotos sensuais
“Divulgar fotos com roupas e poses provocantes pode passar uma má impressão ao contratante”, diz o especialista. Preservar-se é importante também nesse sentido, evitando tanto imagens quanto vídeos.
3. Falta de educação em discussões
Argumentar em discussões é saudável, mas partir para ofensas e xingamentos, não. “Perder a cabeça ao discutir é sinal de que o indivíduo não consegue dialogar com o outro, um requisito imprescindível no ambiente de trabalho”, lembra o coach.
4. Indiscrição sobre a vida pessoal
Expor a vida e sentimentos íntimos também não é uma atitude bem-vinda. “Compartilhe apenas informações pessoais com grupos seletos de amigos, que pode ser filtrado na maioria das redes”, diz. “Isso não significa que você deva deixar sua personalidade de lado, porém, é preciso agregar valores positivos ao escrever em mídias online”, acrescenta Villela.