Depois de algum tempo em uma empresa, nossas expectativas começam a aumentar, e a espera por uma troca de cargo ou promoção é quase inevitável. Mas essas coisas não são conquistadas tão facilmente e é preciso mostrar seu valor para a empresa por meio de diversas atitudes ao longo dos dias de trabalho. E para ajudar você a chegar lá, preparamos uma listinha com 5 comportamentos que vão te dar um bom empurrão nesse processo. Vamos lá!
Ser proativo é muito importante hoje em dia. Até mesmo os anúncios de vaga descrevem essa característica como um pré-requisito para participar de processos seletivos. Demonstrar interesse pelos projetos em que você está envolvido e tomar atitudes que podem melhorar seus resultados é obrigatório para quem deseja crescer dentro do mercado de trabalho.
Tentar entender melhor como todas as engrenagens de uma empresa se conectam também é uma ótima ideia. Converse com seus colegas de trabalho e funcionários de outros departamentos e procure entender melhor suas funções. Dessa maneira fica muito mais fácil propor melhorias e otimizar suas atividades.
O feedback é uma das coisas mais valiosas no ambiente de trabalho. Assim como as notas de escola nos dão uma ideia mais clara sobre nosso desempenho, o feedback vai dar informações importantíssimas para você entender melhor o seu progresso.
Mas lembre-se de pedir feedback não somente de chefes e supervisores, as coisas que seus colegas de trabalho pensam também são importantíssimas. Um simples “E aí, o que achou?” pode ser suficiente para que alguém se sinta confortável em apontar seus erros e acertos. Tente!
Trabalhar em equipe exige coordenação, compreensão e bastante espaço para discussões. Escutar os apontamentos de seus colegas de trabalho é essencial, afinal, ninguém gosta de pessoas com uma postura “mandona”, não é mesmo? Evitar certas atitudes que possam dificultar essas relações só colaboram com o rendimento do trabalho de toda a equipe.
Trabalhar em conjunto exige que você entenda suas limitações e seja humilde para reconhecer os momentos nos quais outras pessoas serão mais capacitadas para lidar com certos problemas. Abraçar projetos inteiros e tentar controlar demais as coisas é um tiro no pé de qualquer um que deseja receber uma promoção. Vá com calma, você não precisa saber de tudo, afinal, é exatamente por isso que muitos trabalhos são realizados em equipe.
Como talvez você já saiba, os profissionais dentro de uma empresa são muito variados. Existem diversos tipos de temperamentos e você precisa saber lidar com essa variedade, uma vez que receber uma promoção pode significar que você irá gerir uma equipe ou um projeto. Seja qual for a área da sua profissão, é necessário estar em sintonia com todos. Por isso, veja algumas dicas para utilizar sua inteligência emocional no trabalho.
Se você quer conseguir uma promoção, se especializar também é importantíssimo. A SOS tem vários cursos feitos para que você consiga ainda mais destaque no mercado de trabalho. Cadastre-se e receba um desconto especial na matrícula!