A ideia de ser o próprio chefe com um empreendimento de sucesso é o sonho de muitos brasileiros. Para que seja realizado, é preciso planejamento em diversos aspectos, a fim de reduzir o risco do negócio.
Se você está pensando em ser um empreendedor, não deixe de conferir as dicas abaixo, de Tiago Aguirre, coordenador do programa PUC-Campinas Empreende.
1. Certifique-se de que é bom na área escolhida
Esse item é o primeiro porque é fundamental para não embarcar em uma aventura. “O empreendedor precisa pensar nos conhecimentos que domina e em que ele realmente é bom. Se quer abrir um restaurante porque gosta de vendas, tudo bem, mas deve saber comprar os alimentos certos, cozinhar e entender de culinária. Nem sempre temos dinheiro pra contratar várias pessoas, então, de início, temos que executar o produto”, sugere Tiago.
2. Faça a modelagem do negócio
Nesse plano de negócio, o empreendedor tem que estruturar como o negócio vai funcionar: “Quais fornecedores o ajudarão nesse processo de atendimento ao cliente, quais serão os custos de operação, pensar em como vai realizar a venda, entre outros fatores. A empresa pode atender via internet, em local físico, de porta em porta (principalmente na área de cosméticos), etc”.
3. Analise o mercado
Para saber exatamente por onde começar, o empresário deve buscar informações sobre seu público-alvo. “Há associações e institutos de pesquisa que fazem estudos para quantificar o mercado. Eles também mostrarão o que está funcionando, se está indo bem ou não e o futuro do segmento”, diz o especialista. “Caso você descubra que o setor está mal economicamente, deve planejar a redução de custos para baixar o preço, ou não conseguirá fazer a venda e se manter no mercado”, alerta.
4. Desenvolva um plano de marketing
Após conhecer o mercado, o empreendedor precisa saber em quais mídias pode chamar a atenção do seu cliente ou consumidor. “Deve-se criar critérios de venda e preços diferenciados, elaborar uma promoção específica e estruturar os pontos comerciais”, explica Tiago. “Cada cafeteria, por exemplo, atrai clientes de acordo com uma premissa e proposta de valor, que faz parte do contexto do plano de marketing”, acrescenta.
5. Saiba os custos de operação
“Novamente, usando o exemplo do restaurante dado na primeira dica, o empreendedor deve saber quanto irá custar o prato conforme os custos de produção e de pessoal, para conseguir ter lucro”, salienta.
6. Conheça e mantenha contato com o cliente
Antes de começar o negócio, o empresário precisa conhecer seu público-alvo e, quando ingressar no mercado, manter o relacionamento. “É muito importante estar sempre próximo ao cliente, porque, às vezes, o empreendedor pensa que o conhece e desenvolve um produto que parece ser atraente, mas não chama a atenção e não justifica o valor”, ressalta Tiago. O contato constante faz com que ele saiba exatamente qual serviço ou produto entregar, a todo momento.