Nós já falamos aqui na SOS sobre como vender suas ideias, mas para potencializar sua capacidade de criação, existem algumas ferramentas muito úteis. Uma delas é o Brainstorming, muito conhecido no mercado de trabalho para auxiliar no desenvolvimento criativo.
Independente se o termo utilizado seja Brainstorm ou Brainstorming, o significado sempre remete a uma “tempestade de ideias”. A junção das palavras inglesas brain (cérebro) e storm (tempestade) designam uma dinâmica de grupo desenvolvida pelo publicitário americano Alex Osborn.
Durante um processo de inovação, existem duas importantes fases: geração de opções e a escolha das melhores propostas. Ao realizar um Brainstorming, deve-se trabalhar a primeira fase em uma exposição das ideias sem nenhum tipo de julgamentos ou autocríticas. Os pensamentos devem ser apresentados de forma livre e sem justificativa, para que apenas no fim, sejam elencadas as melhores alternativas.
Algumas características da “tempestade de ideias” podem ser adaptadas de acordo com as necessidades, como o número de participantes, a quantidade de ideias ou o tema. Entretanto, existem pontos a serem seguidos para tornar o trabalho conjunto cada vez mais simples para pensar e expôr soluções de forma inteligente:
Existem diversas formas de aplicar a ferramenta em uma dinâmica, e a SOS selecionou as mais populares.
Neste modelo, os participantes reunem-se e, após propor o tema, todos expõem suas ideias em voz alta para os demais. O moderador coordena as exposições e anota todas as sugestões.
Diferente do tradicional, neste os participantes não apresentam suas ideias verbalmente, apenas por meio de papéis que serão lidos posteriormente pelo moderador.
Escreve-se o tema em um livro ou em um caderno, que é passado de mão em mão para que cada participante acrescente sua sugestão e comente a contribuição do colega. Após a finalização, o conteúdo é lido para que todos avaliem as opções.
Quando a equipe não se encontra no mesmo local, é possível realizar o procedimento via e-mail. Cada integrante do grupo envia suas sugestões sobre o tema para o responsável, que as reúne e encaminha para todos opinarem.
Esta técnica pode ser feita presencialmente ou eletronicamente, a diferença está no direcionamento. Cada participante apresenta sua ideia por e-mail ou em um formulário. Depois, os demais melhoram a ideia que receberam com suas percepções sobre a temática.
Levantadas todas as alternativas para o tema proposto, chega a hora de definir quais opções são viáveis para a aplicação. As técnicas abaixo são sugestões para a análise.
Esta é a técnica mais utilizada para avaliar as sugestões. Após as exposições individuais, o moderador apresenta o conteúdo a todos e propõe uma discussão sobre as melhores opções, enquanto vai guiando os participantes a pensarem nos prós e contras de cada proposta, até encontrar a ideal.
Essa análise tem seu nome originário da sigla em inglês das palavras strengths (força), weakness (fraqueza), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças), e consiste em descobrir cada um desses atributos nas ideias sugeridas, a fim de verificar quais os conceitos mais adequados.
Nessa metodologia, o conteúdo levantado é apresentado e o grupo define os melhores palpites para utilizar como gatilho, ou seja, como ponto de partida para novas ideias. O processo pode ser repetido até a solução final ser encontrada.
Estar preparado para o mercado de trabalho é fundamental e a SOS ajuda você a ser um profissional capacitado. Acesse o site e veja os cursos que podem ajudar você nessa trajetória.