O feedback é uma grande oportunidade para entender melhor quais são seus pontos mais fracos e mais fortes, e assim traçar um plano de evolução. Um profissional freelancer, por exemplo, é alguém que deve aproveitar muito bem os benefícios dessa ferramenta e procurar sempre descobrir mais sobre seus erros e acertos, mas isso não se restringe somente a essa categoria.
Não há carreira longa o suficiente para que o feedback deixe de ser valioso. Os profissionais nunca serão perfeitos e todos nós devemos sempre procurar evoluir, adaptando-se da melhor forma às exigências do mercado de trabalho. Com isso em mente, vamos te dar algumas dicas sobre esse assunto para que você tire o melhor proveito dessa poderosa ferramenta. Vamos lá!
O feedback no mercado de trabalho pode vir de diversas formas, de várias pessoas e a qualquer momento. Um cliente, por exemplo, pode te mandar um e-mail falando sobre um projeto já concluído, enquanto um colega de trabalho pode comentar algo rapidamente durante a pausa para o café. Portanto, é preciso estar sempre aberto a receber esse tipo de informação.
Mas você não precisa esperar alguém vir falar com você espontaneamente, e não há nada de errado em pedir opiniões sobre uma tarefa que você desempenhou. Isso é visto com bons olhos pelas pessoas na maior parte das situações por ser um sinal de proatividade e disposição, além de oferecer a oportunidade de pessoas mais tímidas a contribuírem com o seu desenvolvimento.
Lembre-se que as críticas não são ataques pessoais e sim uma avaliação acerca do trabalho desempenhado. Procure entender os porquês por trás das críticas e elogios. Apenas ouvir que certas coisas foram ruins ou boas pode não ajudar muito se você não souber como melhorar.
Receber uma crítica pode não ser muito fácil e é preciso bastante humildade e compreensão para conseguirmos retirar o melhor dessas conversas. Você sabe quais são suas habilidades e o seu nível de comprometimento, e precisa ser honesto consigo mesmo quando for confrontado com pontos negativos. Pergunte-se se você está dando o seu melhor, se precisa ampliar seus conhecimentos e qual o caminho a ser seguido para alcançar isso.
Depois de entender onde estão os principais problemas, você precisará mostrar que está disposto a melhorar e que irá trabalhar para que isso aconteça. Lembre-se de ressaltar a importância da informação que essas pessoas te passaram, sejam elas chefes, colegas de trabalho ou até clientes. O feedback é uma ferramenta poderosa e deve ser encorajado mesmo em momentos “negativos”.
Não há quem não fique feliz com alguns elogios no trabalho não é mesmo? Ouvir “ótimo trabalho” de um chefe em plena segunda-feira é de alegrar a semana toda. Portanto, não tenha medo de expressar isso. Além de encorajar essa prática tão valiosa de troca de informações, você ainda devolverá um pouquinho da felicidade que está sentindo a quem te elogiou.
Se você quiser também pode relembrar a pessoa que há uma via livre para que pontos negativos também venham à tona. E não fique cego pelos elogios, afinal há sempre espaço para melhorar, mesmo entre os profissionais mais capacitados.
Boa sorte e use os feedbacks com sabedoria e humildade, a sua carreira vai se beneficiar deles!
Quer sair da zona de conforto, buscar novas chances e ter uma carreira de sucesso? Então confira o curso de Evolução Pessoal da SOS e desenvolva criatividade, raciocínio lógico, conhecimento e dinamismo no mercado de trabalho.