Os vídeos estão sendo cada vez mais usados na internet, por isso há um aumento na procura por profissionais especializados para editar os conteúdos produzidos. Os vídeos são visualmente atrativos para a transmissão de determinado conteúdo para o público, fáceis de serem compartilhados nas redes sociais e, unidos a estratégias de marketing, podem gerar crescimento para as empresas e os negócios. Quer saber como se tornar um profissional em edição de vídeos? Então acompanhe o texto!
Um editor de vídeos seleciona, une, recorta e organiza as cenas de uma gravação da forma que o cliente quer e de acordo com a informação que ele deseja passar. O profissional deve ter um bom olhar sobre as imagens que possui para poder contar uma história no vídeo por meio de uma narrativa atraente. É possível trabalhar em produtoras de TV e filmes, na comunicação interna de empresas, em agências de marketing e de publicidade, em assessorias de imprensa etc.
Para ter qualificação nessa área, não é preciso ser graduado em algum curso de comunicação ou de produção audiovisual. O editor de vídeos deve ter capacitação em softwares de edição, como o Adobe Premiere, e conhecimento técnico dos programas. Além disso, deve estar familiarizado com roteiros, câmeras, tratamento de imagem e linearidade para ter um bom fluxo de trabalho.
O editor de vídeo pode complementar o seu trabalho aprendendo a fazer vinhetas e pós-produção. Como esse profissional está inserido no mercado de tecnologia, que muda muito rápido e é cheio de novidades, é fundamental que ele seja interessado em conhecer novos programas e técnicas.
Pode ser que no começo da carreira você não tenha tantas produções para adicionar ao seu portfólio, mas para demonstrar o seu conhecimento, faça alguns vídeos para mostrar o que sabe. Se você já tem uma bagagem para colocar no portfólio, deixe apenas os melhores trabalhos e os que mostram com o que você gosta de trabalhar.
O que está em alta no design reflete na produção e na pós-produção de vídeos. Por isso, o profissional dessa área deve ficar atento às tendências, aos conceitos, às tecnologias e às plataformas que são novidade. Isso afeta as performances dos vídeos e como eles impactam o público-alvo.
Ter especialização em diferentes programas de edição é um diferencial no mercado. Você pode variar e fazer animações 2D, usando programas como After Effects e Sony Vegas ou, se quiser trabalhar na área 3D, aprender a usar o Maya.
O editor de vídeos pode trabalhar com vídeos em uma empresa, tendo contato com produtores e diretores do ramo, e ter a chance de participar de decisões dentro da produção. Outra possibilidade, para quem sabe usar os programas de edição de vídeos, é atuar por conta própria, fazendo trabalhos como freelancer. Mas para isso é necessário fazer um planejamento para não acontecerem instabilidades financeiras ou problemas durante a produção.
Ter os próprios clientes facilita a comunicação e, dessa forma, uma melhor imersão no mercado de trabalho. Caso você faça trabalhos para clientes de produtoras ou para agências, não há essa proximidade, mas, com certeza, ajuda a reunir bons contatos para o futuro! Quando se é um editor de vídeos, essa prática é comum para ter estabilidade e um posicionamento melhor dos trabalhos, diversificando o portfólio e melhorando as habilidades. É um ótimo caminho para crescer profissionalmente na área de edição de vídeos!
Gostou de saber como ser um editor de vídeos e o que é feito nessa profissão? Fique ligado no blog da SOS e leia outros posts sobre essa área:
As melhores ferramentas de edição de vídeo
6 práticas que vão melhorar sua edição de vídeo
Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.