No mercado de trabalho, todos estão sujeitos a cometer erros e acertos, não é mesmo? Para motivar os colaboradores a alcançar seus melhores desempenhos, o feedback positivo é um bom caminho. Confira neste texto a importância de dar feedback positivo e como pedi-lo.
Em muitas empresas, gestores e diretores apresentam aos seus colaboradores o desempenho e os resultados que cada um alcançou num determinado período ou por alguma decisão tomada. O feedback pode ter diferentes classificações, como positivo, negativo e construtivo. O feedback positivo tem a função de valorizar o desempenho dos funcionários por algum feito ou alguma atitude que tenha sido positiva para a empresa. Ele pode ser dado por meio de um elogio, uma conversa ou uma bonificação. Essa atitude tem um papel muito importante para estimular os colaboradores.
Para o funcionário, é importante saber se ele está desempenhando sua função corretamente e se está alinhado com os objetivos da empresa. Esse tipo de retorno os incentiva a continuar se empenhando diante dos desafios que aparecem no dia-a-dia do trabalho.
A cultura do feedback pode não estar inserida em todas as empresas, ou ele pode ser dado apenas no final do ano, caso você sinta necessidade de ter um retorno antes deste período peça um feedback, as maneiras mais comuns e indicadas são: durante reuniões individuais, por e-mail ou numa conversa informal.
Lembre-se de que nesse momento a conversa será a respeito do seu desempenho profissional; não é hora de falar sobre salário ou sobre os colegas de trabalho.
Os três tipos de feedback têm importância para o desenvolvimento profissional de uma pessoa, então eles podem acontecer em diferentes momentos, como:
- Quando se comete um erro: é importante saber a opinião do gestor e buscar meios para não cometê-lo novamente. Isso também demonstra maturidade em querer melhorar após o erro.
- No final de um projeto ou na entrega de um trabalho: esse momento é ótimo para perguntar sobre como foi o processo de execução do projeto. O que foi positivo, negativo, o que deve ser melhorado… Tudo isso deve ser discutido entre chefe e funcionário.
- Quando sentir que precisa de um estímulo: é comum que o trabalho caia na rotina. Por isso, é importante abordar os gestores sobre o que fazer para se motivar.
- Quando se é novo na empresa: adequar-se a uma nova empresa pode gerar muitas dúvidas em quem é recém-contratado. Por isso, o feedback dos líderes é importante para ajudar na adaptação e para o alinhamento com os padrões de exigência e qualidade da empresa.
Como vimos, o feedback é fundamental para manter a engrenagem das empresas rodando corretamente. Essa conversa deve ser cultivada por colaboradores e gestores ao longo do ano. Confira em nosso blog outros textos sobre mercado de trabalho.
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