A música é um excelente aliado na hora de resolver problemas cognitivos e físicos. De fato, o hábito de escutar música permite criar diferentes tipos de ambientes em qualquer lugar e facilitar as conexões que seu raciocínio precisa fazer para executar uma tarefa. E já que hoje em dia as empresas permitem que os funcionários possam ouvir música durante o horário de trabalho, por que não aproveitar essa chance para melhorar seu desempenho?
Existe uma região do nosso cérebro chamada de núcleo accumbens, responsável por controlar a liberação do nosso hormônio do prazer, a dopamina. Esse hormônio se ativa quando ouvimos música ou quando fazemos outras coisas como visitar um ente querido, comer algo que achamos delicioso, etc.
Agora, não é só colocar os fones de ouvido, apertar o play e subir o volume no máximo. Da mesma forma como você não se alimenta da mesma coisa durante o dia todo, cada estilo musical pode ser capaz de afetar seu corpo de uma forma particular.
Para ajudar você a descobrir como utilizar a música a seu favor, a SOS separou algumas situações em que todo mundo, em algum momento, pode se encontrar durante a rotina de trabalho.
Um estudo do National Center for Biotechnology Information descobriu que o Rock e a Música Clássica ajudam nas tarefas repetitivas envolvidas com números, letras e imagens. Linhas de montagem, revisão de planilhas, limpeza de arquivos de computador e etc. Além disso, o estudo também indica que os funcionários erravam menos, produziam melhor e o tempo parecia passar mais rápido com estas músicas.
O que ouvir quando você precisa focar totalmente em uma tarefa? Em primeiro lugar, descarte tudo que lhe cause muitas emoções e chame à atenção: quanto mais envolvido com o som, mais dopamina é liberada e fica mais difícil se concentrar. Nessa hora, uma boa pedida são as músicas instrumentais ou músicas sem letra (ou com letra em idiomas estrangeiros).
Segundo uma pesquisa do The Atlantic, o melhor som para estimular sua criatividade não chega a ser uma música, está mais para um som ambiente que contenha ruídos mas não se defina como silêncio absoluto. O estudo indica que é melhor ir para um café do que para uma biblioteca.
Momento de deixar sua imaginação voar. Se tem aquela banda que sempre deixa você para cima e tira de momentos tensos, é hora de apostar no melhor disco e apertar o play diretamente. Esta é a melhor forma já que cada um tem um gosto particular e envolvimento emocional com alguma banda ou ritmo específico. Mesmo que, para outras pessoas, esta escolha funcione diferente, este é o seu remédio pessoal.
Ouvir músicas no trabalho faz bem, mas sempre que você saiba escolher a playlist correta em relação à atividade. Existem sites e programas na Internet que utilizam listas específicas de músicas para cada situação ou necessidade que você precise. É só escolher a melhor e apertar o play!
E você, ouve algo diferente para alguma das situações acima? Compartilhe suas experiências nos comentários!