A agenda de papel, notas autoadesivas, blocos e outras formas de anotações do que precisa ser feito durante o dia, muitas vezes, acabam mais confundindo do que ajudando. Para facilitar na organização das prioridades, especialmente no trabalho, existem plataformas gratuitas que oferecem diversas funcionalidades e deixam todos os afazeres às claras.
1. Google Keep
A ferramenta do Google permite criar notas, categorizar conforme a cor, adicionar usuários Google para compartilhar a tarefa e ativar alertas.
Disponível em: Site, Android.
2. Wunderlist
Com interface mais simplificada, o site permite acrescentar tarefas nas listas, (por exemplo, “Trabalho”), com data final, lembrete e a opção de mantê-lo depois de determinado período. Também é possível acrescentar usuários para compartilhar as tarefas.
Disponível em: Site, software Windows e Mac, Android, iOS, Kindle Fire, Chromebook, e extensão para Chrome, Firefox ou Safari.
3. Todoist
Com sincronização possível em diversas plataformas, a versão gratuita do Todoist permite a criação de uma lista de tarefas e categorizá-las por dia, projeto e prioridade. Após serem cumpridas, é só selecionar para tirar da fila.
Disponível em: Site, Android, iOS, extensão para Google Chrome, Firefox, Thunderbird, Gmail, Postbox e Outlook, e software para Windows e Mac.
4. Trello
Outro conhecido organizador de tarefas disponível também em português é o Trello, que permite a criação de painéis conforme a tarefa e subtarefas, adicionar membros aos projetos e outras funcionalidades.
Disponível em: Site, Android, iOS, extensão para Google Chrome, Firefox, Safari e Internet Explorer, Windows 8 e Kindle Fire.
5. Azendoo
Com versão gratuita e em português, apesar das limitações desse tipo de conta, aceita a criação de “temas” de projetos com tarefas em formato de lista, filtrada por data e nome. Também é possível adicionar membros e criar conversação sobre os trabalhos.
Disponível em: Site, Android, iOS, extensão para Google Chrome, e softwares para Windows, Mac e Linux.
6. Evernote
Integrável em diversos meios, a versão gratuita do Evernote permite criar “cadernos”, como categorias, de notas. Nelas, pode-se colocar observações, data limite, lembrete e lista de tarefas (manualmente dentro da nota).
Disponível em: Site, Android, iOS, softwares para Windows e Mac.
Você usa alguma plataforma como essas? Comente abaixo!