Você deve conhecer alguém que foi vítima de hackers ou que teve algum problema com vírus no computador por não ter seguido algumas recomendações de segurança, não é mesmo? Às vezes, no cotidiano, não prestamos atenção a algumas funções que podem ajudar a proteger ainda mais os dados e a máquina, e neste texto vamos dar dicas de segurança para o Windows 10. Caso você seja um usuário, fique atento!
O Windows oferece um antivírus e firewalls para proteger o computador, mas nem sempre eles estão ativados. Os firewalls são bloqueios de acessos aos conteúdos nocivos à saúde da sua máquina e à proteção dos seus dados. Para garantir que essas funções estejam funcionando, acesse as configurações de segurança do Windows. Caso os itens não estejam ativados, basta clicar em cima do ícone que ele os ativará.
No Windows 10, é possível criar pontos de salvamento das suas configurações, arquivos e programas, possibilitando que, caso haja algum problema e o computador pare de funcionar, você não perca o que foi gravado e salvo. Esse ponto de restauração pode ser ativado manualmente se você desejar: basta buscar por "Criar ponto de restauração" na caixa de pesquisas do computador.
As opções de redes do computador também merecem atenção no quesito segurança! Isso porque, dependendo do lugar em que está, a sua máquina fica mais exposta a ataques de pessoas mal-intencionadas, como em lugares públicos.
As redes podem ser públicas ou particulares. A primeira deve ser usada para proteger os seus dados, deixando seu dispositivo oculto, e não pode ser feito o compartilhamento de arquivos. Já a opção particular deixa o seu computador visível e apto para troca de arquivos.
O Windows Update é a funcionalidade que atualiza de maneira automática o sistema da sua máquina. Muitas vezes são pequenas mudanças, mas que fazem a diferença no rendimento e na segurança do seu computador. Manter essa função ativa permite que o usuário não precise atualizar manualmente o sistema, portanto estará sempre o mais atualizado possível.
O Windows 10 dá ao usuário a possibilidade de criptografar os arquivos que estão salvos no computador, dificultando assim a ação de invasores e só liberando o acesso aos dados após a apresentação de senha e de login. Vale destacar que essa função pode deixar o seu PC mais lento, mas é bastante válida para quem tem muitas informações importantes salvas.
Como vimos, existem algumas funções que permitem uma segurança maior dos nossos dados e informações. Basta configurar a sua máquina para não correr riscos desnecessários.
Se você gostou dessas dicas, que tal conferir outros textos do nosso blog sobre tecnologia? Veja!
Tecnologia: novidades do setor para 2020
O que vai mudar com a chegada do 5G
Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.