O mundo da tecnologia é cheio de inovações que prometem chegar e mudar a vida das pessoas, e algumas delas até conseguem. Já outras ganham a atenção da mídia, chamam bons desenvolvedores, mas na hora de emplacar, ficam pelo caminho. É exatamente o caso dos 7 produtos que você confere nesta lista:
O sucesso de Avatar fez a tecnologia 3D se espalhar pelos cinemas. As empresas de TV tentaram surfar na mesma onda e prometeram trazer a magia das “imagens saltando aos seus olhos” para dentro das casas, mas a única coisa que saltou foi o fracasso. As emissoras não compraram a ideia e o conteúdo em 3D sempre foi muito escasso, além da falta de praticidade no uso dos óculos. O resultado foi a descontinuação da produção pela maioria das marcas em meados do ano de 2017.
A ideia até parecia boa: acessar mapas, escolher músicas, tirar fotos e outras funcionalidades acessíveis ao toque dos seus óculos. Acreditando ser uma revolução, os desenvolvedores mantiveram o projeto em segredo por anos e lançaram apenas em 2012. Mas não deu! O Google Glass não emplacou, o preço era caro demais, a estética nunca foi muito agradável e as pessoas nem mesmo sabiam o que o aparelho era capaz de fazer.
M foi uma assistente pessoal conectada ao Messenger que respondia perguntas no aplicativo, como dicas de restaurante e hotéis, algo bem próximo do que faz a Siri, da Apple. Não deu muito certo. A tecnologia por trás dos assistentes pessoais ainda não estava totalmente pronta para ser usada efetivamente.
Globo.com
Foi uma iniciativa do Google, que queria criar uma plataforma web que unisse e-mail, mensagens instantâneas e uma rede social no mesmo local. O Wave jurava provocar o fim do e-mail e trazer algo totalmente novo para o mercado. Bom, não aconteceu. Os endereços eletrônicos continuam firmes e fortes e as redes sociais cresceram de uma nova forma, bem longe dessa onda proposta pela gigante americana.
O Second Life foi um dos maiores buzzes da tecnologia no início dos anos 2000. A proposta da criação de um mundo totalmente virtual, misturando rede social e game, balançou as estruturas e virou alvo de estudos no mundo todo. As marcas logo correram atrás para explorar todo o potencial que havia ali e tudo parecia ser o início de uma era de realidade virtual. Na mesma velocidade que subiu, o Second Life caiu e nunca conseguiu todo o impacto que prenunciava quando surgiu.
Nintendo
No começo dos anos 1990, a realidade virtual chamava a atenção dos especialistas e mostrava um campo aberto de possibilidades. A Nintendo tentou trazer a tecnologia para os videogames ao criar o Virtual Boy, um console que oferecia gráficos 3D para emular essa sensação do VR, mas o aparelho não cumpriu o que prometeu; o preço era caro e muita gente dizia que dava dor de cabeça. O aparelho entrou para a história da Nintendo como um de seus maiores fracassos de vendas.
The Register
O nome Apple Newton até nos conecta a uma história da física que deu bem certo, o que não foi o caso desse produto. Criado como uma das primeiras tentativas de produzir algo similar aos smartphones, nem mesmo a tela sensível ao toque e a função de editar documentos de textos salvaram esse aparelho do fracasso. Mas é interessante notar como o dispositivo foi uma tecnologia certa na época errada. A tentativa em 1994 não rolou, mas anos depois nós vimos a tecnologia das telas e dos aparelhos celulares finalmente vingar.
Pois é, o mundo da tecnologia também possui suas falhas. Mas no meio de tanta coisa surgindo todos os dias, é normal haver alguns fracassos aqui e outros ali, não é mesmo? Na lista você pôde conferir exemplos de empresas como Google, Apple e Facebook, que não conseguiram sucesso com esses produtos, mas contribuíram para o desenvolvimento do mundo com vários outros. O importante é não desistir e continuar sempre se aperfeiçoando!
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