A decisão de comprar um novo PC exige uma análise criteriosa. Primeiro, se vale a pena comprar pronto ou montar um. Segundo, é preciso ficar atento às diversas opções que o mercado oferece. Entre as muitas peças que estão dentro de um computador, a placa de vídeo é uma extremamente importante e que pode gerar dúvidas na hora de escolher entre as diversas opções no mercado. Confira algumas dicas importantes na hora da decisão.
O PC pode ter diferentes funções. Por isso, é necessário que se saiba para que ele será usado. Se a intenção é apenas navegar na internet e assistir a alguns filmes, não é preciso um PC tão potente. Para gamers e quem precisa trabalhar com imagens e vídeos em alta definição, talvez valha a pena investir em uma placa de vídeo mais forte.
A placa de vídeo é o hardware responsável pela leitura das informações e convergência em imagem. É ela que faz a ligação entre a placa-mãe e o monitor, ou seja, a qualidade daquilo que se vê na tela depende do tipo de placa escolhida.
As placas embutidas (onboards) à placa-mãe são as mais comuns de serem encontradas e são recomendadas para quem não vai precisar desempenhar grandes funções com o computador, usando-o para o lazer ou para trabalhos que não envolvam edição de imagens e vídeos. A facilidade de estarem acopladas à placa-mãe poupa espaço e, em geral, elas são mais baratas de serem produzidas; logo, o preço do produto final não se eleva tanto. A desvantagem nesse caso é que se houver algum problema na placa-mãe, a chance de a placa de vídeo também ser prejudicada é maior.
As placas de vídeos externas (offboards) são aquelas que não estão juntas com a placa-mãe. De modo geral, são indicadas para quem deseja ter um desempenho alto de imagem. Esse modelo é mais caro que os embutidos, e tende a ser mais potente. E por serem peças caras, é importante analisar a compatibilidade com a placa-mãe, pois pode haver problemas de reconhecimento do sistema e a placa de vídeo não funcionar.
Devido ao tamanho dos jogos e à complexidade de imagens, o mais indicado para quem quer usar o PC para jogar é optar pelas placas de vídeos externas (offboards), porque em geral elas têm mais memória e a capacidade de processamento mais rápido, evitando que o jogo trave ou tenha qualidade baixa de imagem.
Quer mais dicas sobre tecnologia? Então continue acompanhando nosso blog!
Computador novo: comprar ou montar do zero?
Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.