Nos dias de hoje é natural acessarmos a nossa câmera no celular e tirar uma foto ou gravar um vídeo em alta definição, não é mesmo? Pois é, mas nem sempre foi assim. Nos anos 2000 as empresas fabricantes de celulares começaram uma competição para ter a melhor câmera e o melhor celular do mercado. Com isso a tecnologia avançou tanto que hoje temos a possibilidade de registrar imagens em alta definição.
Antes de contar para você como foi a evolução das câmeras, confira a definição de alguns termos importantes para você entender a evolução.
Pixel - Toda imagem digital é composta por vários pixels, pontos muito pequenos que juntos formam a imagem.
Megapixel - Equivale a 1 milhão de pixels. Hoje em dia é comum as imagens digitais terem pelo menos 1 megapixel.
Smartphones - São celulares inteligentes, compostos de avançada tecnologia e com sistema operacional semelhante a computadores.
No início dos anos 2000, duas empresas lançaram câmeras nos celulares. A Samsung, lançou o modelo SCH-V200, com 0.35 megapixels e capacidade de armazenar 20 fotos. Junto com o lançamento da concorrente sul-coreana, a empresa japonesa Sharp colocou no mercado o J-SH04, com 0.11 megapixels de qualidade das imagens.
Em 2002 a empresa Sprint lançou o inovador modelo SCP-5300. Com 0.3 megapixels, a câmera ainda tinha flash, temporizador e zoom.
Já em 2004 chegou ao mercado o Audiovox PM8920, um celular de flip com câmera de 1.3 megapixels. Ele tinha botão específico para tirar as fotos e permitia disparos de até 8 fotos seguidas.
em 2005 a finlandesa Nokia entrou no mercado dos celulares com câmera com o lançamento do N90, com 2.0 megapixels, e elevou o patamar da qualidade das câmeras dos celulares.
Um ano depois a Sony apresentou ao mercado o Sony Ericsson K800i, com câmera de 3.2 megapixels com foco automático, flash e estabilização de imagens. Em 2007 a Nokia ultrapassa a concorrente Sony ao lançar uma versão mais moderna do seu último aparelho, o N95 tinha câmera de 5 megapixels e a possibilidade de gravar vídeos.
Até 2010 as empresas disputavam pixel a pixel qual celular tinha a melhor qualidade e mais diferenciais. Alguns modelos da Nokia e da Sony chegaram até a 12 megapixels, porém perderam espaço com a chegada dos smartphones.
Algumas empresas, como Apple e Samsung, decidiram investir em celulares inteligentes e ofereciam ao usuário outras possibilidades de interação com o aparelho. A facilidade em compartilhar imagens e vídeos, enviar mensagens e conectar pessoas mudou a maneira como as pessoas usavam o celular.
Até hoje as empresas competem ano a ano para melhorar seus sistemas operacionais e a qualidade das suas câmeras, e foi introduzido o conceito de duas e até três câmeras em um único aparelho, além da das opções de utilizar câmera frontal e câmera traseira.
Atualmente a empresa chinesa recém chegada ao Brasil Xiaomi lançou seu modelo Redmi Note 7, com câmera dupla de alto padrão com 48 megapixels e tem ganhado fãs pela qualidade da suas imagens e sistema operacional de ponta.
A Apple também lançou recentemente seus modelos Iphone 11 e Iphone 11 pro, com câmera dupla e tripla, respectivamente, com qualidade de 12 megapixels em cada uma. Além da possibilidade de fazer fotos e vídeos com qualidade de 63 megapixels.
A Samsung segue na briga pela posição de melhor câmera do mercado com os smartphones Galaxy Note 10 e Galaxy Note 10+, com qualidade de 16 megapixels e zoom de alta qualidade, além de recursos de edição de imagem completos.
Já a Motorola investiu na câmera dupla, com recursos avançados de edição e qualidade profissional com câmera de 25 megapixels, no modelo Motorola One.
Como vimos, em poucos anos a tecnologia evoluiu tanto que hoje em dia temos diversas opções de aparelhos para as mais diferentes necessidades. Gostou deste texto? Confira outros aqui do nosso blog!
Desenvolvimento iOS ou Android? Qual escolher?
Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.