BLOG

Memória RAM: para que serve?

Memória RAM: para que serve?
02 de outubro de 2019 • 09h10 • atualizada 02 de outubro de 2019

A memória RAM, sigla em inglês para Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório), é um dos componentes mais importantes dos computadores e smartphones, garantindo que esses dispositivos funcionem bem. Essa tecnologia “lê” os conteúdos quando são acionados, sem uma sequência. Junto ao processador, ela ajuda no armazenamento dos dados e arquivos temporariamente, ao contrário da memória HD e dos SSDs. Assim, a execução das tarefas torna-se mais rápida, ou seja, quanto maior a memória RAM, menos a máquina vai travar enquanto executa várias tarefas. Entenda melhor sobre ela acompanhando o post!

Como funciona a memória RAM? 

A memória RAM é composta por milhões de transistores e capacitores, em um chip parecido com um microprocessador. O capacitor armazena elétrons, e quando carregado, o sistema é capaz de fazer uma leitura baseada no código binário de “zeros e uns”, em que o “zero” ou o “um” significa um bit de informação. São feitas muitas leituras em pouquíssimos segundos, assim, a memória RAM processa as ações executadas pelo usuário do dispositivo.

Para você entender melhor sobre essa tecnologia, vamos fazer uma analogia. Imagine que a memória RAM é a sua área de trabalho e que todos os materiais que você usa para estudar são aplicativos. O HD e o SSD são os locais onde você guarda os materiais, e a RAM é a mesa de trabalho onde você utiliza todos os itens. 

O fluxo de bytes (megabytes ou gigabytes) que as operações suportam indicam a capacidade de RAM do dispositivo. Ou seja, quanto maior a memória RAM, mais espaço temos para trabalhar com um grande número de informações ao mesmo tempo. Voltando à analogia, o espaço temporário de trabalho é a memória RAM, pois ao término da tarefa, o material de estudos, que são os arquivos, é retirado da mesa (memória) e mantido no armário (HD).

Detalhes técnicos

Existem outras características importantes que precisam ser observadas nas memórias RAM, como a largura de banda e a velocidade do barramento. Esses pontos têm relação com o quanto a memória é compatível com a placa-mãe e com a capacidade de transferência de dados. A largura de banda mostra a quantidade de bytes capazes de serem enviados para a CPU simultaneamente. Já a velocidade é quantas vezes cada grupo de bytes pode ser enviado por segundo. Em seguida, a memória faz comunicação com a CPU, realiza a troca dados e completa o ciclo de barramento, período que apresenta o desempenho da memória, medida em bytes e MHz. 

Como há possibilidade de trocar a memória RAM dos PCs, é necessário ter mais atenção a essas características nesses aparelhos, sempre tendo a memória compatível com a placa-mãe e o sistema. As memórias específicas para PCs evoluíram, e agora possuem um recurso chamado dual channel, que permite a comunicação do processador com as memórias por duas vias ao mesmo tempo, resultando no dobro de largura de banda. Por isso, é sempre bom prestar atenção nos limites de expansão das máquinas e nas especificações técnicas, pois apenas a quantidade de RAM em GB não é suficiente para mostrar se uma memória é melhor do que outra. 

Tipos de memória RAM

DRAM: esse é o mais barato e comum dos tipos básicos de memórias RAM. A memória dinâmica de acesso aleatório permite que um transistor e um capacitor sejam unidos e formem uma célula de memória, responsável por um bit de dados. O capacitor mantém o bit de informação, e o transistor funciona como um controle, permitindo que o chip leia o capacitor ou mude seu estado. Geralmente, o DRAM é uma memória mais lenta, que passa por um refrescamento de dados - técnica utilizada por computadores para diminuir o custo das memórias RAM.

SRAM: a memória estática de acesso aleatório é composta por um circuito conhecido como flip-flop, que possui quatro ou seis transistores e fios. Esse tipo não precisa do refrescamento, como o anterior, por isso é mais rápido. Porém, o SRAM ocupa mais espaço em um chip do que uma célula de memória dinâmica, o que afeta a quantidade de memória disponível por chip.

DDR: a Double Data Rate (taxa dupla de transferência) é uma das evoluções feitas para aperfeiçoar a engenharia das memórias RAM. A DDR permite a transferência de dois dados ao mesmo tempo. 

Mesmo parecendo um assunto complicado e cheio de termos diferentes, com certeza você percebeu como a memória RAM é importante para o funcionamento de smartphones e computadores! Continue acompanhando o nosso blog e tire as suas dúvidas sobre tecnologia:

Como funcionam os sistemas de reconhecimento facial?

O que são os chatbots?

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Memória RAM: para que serve?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu