Pensar sobre o futuro da área de tecnologia é algo instigante e que desperta a nossa curiosidade, não é mesmo? Ter as respostas para essas questões não é algo fácil, mas é possível fazer algumas previsões de como a área estará, principalmente nos próximos dez anos. As mudanças acontecem cada vez mais rápido e podem mudar o nosso cotidiano, como foi com a inserção de tablets e telas touch. Há alguns nichos da tecnologia que serão destaques nesta década. Quer saber mais sobre os rumos da tecnologia? Acompanhe o texto!
Uma das palavras que será muito usada na indústria tecnológica é “portabilidade”. Serão vistos aparelhos mais leves e menores daqui pra frente, além de notebooks, tablets e aparelhos mais potentes substituindo o uso de desktops. Para alcançar esses objetivos, muitos investimentos devem ser feitos em nanotecnologia, para o desenvolvimento de processadores e componentes cada vez menores, mais potentes e com menos consumo de energia.
As tecnologias de reconhecimento por meio da íris dos olhos também devem ter destaque. Assim, haverá menor dependência de gadgets e de cartões, e cada pessoa terá apenas uma maneira de ser reconhecida pelos computadores, como uma forma mais segura de proteger os seus dados.
Além do reconhecimento pela íris, também será comum o reconhecimento por voz. Nos últimos anos, já notamos essa tecnologia nos celulares, com a Siri e o Google Voice, assistentes pessoais que devem aparecer também em outros dispositivos, como notebooks e eletrodomésticos. Além disso, você não precisará mais digitar um texto com os dedos, mas poderá redigi-los apenas pelo comando de voz.
O projeto Google Glass é um dos exemplos de transformação de um óculos em computador, com opções visuais nas lentes e mais possibilidades de interação com o mundo virtual. E, já nesta década, pode-se dizer que os óculos tecnológicos serão mais populares, mudando a maneira de ver o mundo. Será possível, por exemplo, gravar o que vemos em tempo real ou identificar desconhecidos nos lugares enquanto olhamos para eles.
Com o passar do tempo, os robôs ganharam novas funções para interagir com os seres humanos. Devido aos avanços da robótica, há o desenvolvimento de novas inteligências artificiais, que permitem que as máquinas tenham comportamentos mais independentes ou que atendam melhor às necessidades dos criadores. É esperado o aumento de máquinas inteligentes na próxima década, com um custo menor e mais acessível para as pessoas.
Nos próximos anos, as impressoras 3D abrirão um leque de possibilidades de impressão, até mesmo em casa! As máquinas que imprimem formas tridimensionais não serão mais usadas apenas em laboratórios e indústrias. Elas estarão integradas ao PC ou aos consoles que capturam movimentos.
Já em 2020, veremos opções de celulares com diferentes tipos de tela. Elas poderão ser mais flexíveis, terão diferentes formas, poderão ser duplas ou triplas etc. Além disso, até 2025 as telas transparentes poderão aparecer em alguns dispositivos, e com um preço viável.
Gostou de saber quais são os principais rumos da tecnologia para os próximo dez anos? Sem dúvida, muitas novidades vêm por aí! Fique ligado em nosso blog e leia mais sobre tecnologia.
O que estudar para ter sucesso na área de tecnologia
Como ingressar no mercado de tecnologia
Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.