RECEBA SUA PLANILHA

Cursos Profissionalizantes - SOS

CONTROLE
ORÇAMENTÁRIO

Você já pensou em se mudar para uma casa maior, mas não conseguiu se organizar financeiramente para isso?

Ou já sonhou conhecer um outro país, mas o dinheiro que sobrava nunca era suficiente?

Esse tipo de problema é comum na vida das pessoas por falta de organização financeira. Além disso, os endivídamentos são comuns para aqueles que não conseguem estabelecer um controle orçamentário e colocam em risco a realização de qualquer plano futuro.

CONTROLE SEUS GASTOS

É sempre interessante definir quais são gastos essenciais e quais podem ser cortados. Evite ter gastos secundários, priorize as necessidades e passe a substituir pequenos luxos por opções mais baratas.

É possível aliar a economia a uma vida mais saudável financeiramente. Por exemplo, deixe de almoçar fora e passe a levar a própria comida para o trabalho. Ou avalie se é realmente necessário utilizar o carro para fazer algo fora e comece a fazer mais trajetos a pé. Pequenas mudanças podem fazer muita diferença no fim do mês.

RECEBA SUA PLANILHA

DEFINA METAS

Uma ótima forma de manter um controle financeiro e realizar projetos é definir metas.

Existem algumas regras que podem auxiliar você nessa definição. Uma delas é a do 50-15-35. Esses números são relacionados às porcentagens do valor total da sua renda. Ou seja, 50% deve ser destinado ao pagamento de contas essenciais como moradia, alimentação e transporte; 15% pode ser usado na quitação de dívidas, reservas de emergência ou investimentos e 35% poderá ser direcionado ao estilo de vida, como lazer e viagens, por exemplo.

Experimente utilizá-la durante um período e tenha noção total do quanto é o seu gasto no mês.

NÃO FAÇA DÍVIDAS

Uma dica básica, mas que deve ser sempre reforçada.

Sempre que precisar de algo que está acima do seu orçamento, procure poupar dinheiro antes de comprar em vez de assumir dívidas a longo prazo. Cartões de crédito podem parecer seus melhores amigos na hora da compra, mas podem se transformar no seu pior inimigo se, por um descuido ou dificuldade financeira, você deixar de pagá-los. Agora, além de poder tentar negociar um valor melhor no pagamento à vista, lembre-se que os comerciantes poderão aplicar preços diferentes à compras realizadas com pagamento em cartões, então evite usá-los.

USE UMA PLANILHA

Se você deseja ter mais tranquilidade para administrar seu dinheiro e poder realizar seus projetos uma dica interessante é manter uma planilha de orçamento familiar, nela é possível controlar a renda, a despesas e ter um panorâma geral da real situação financeira em que se encontram. Além de manter os custos fixos já conhecidos, busque abastecê-la com todos os gastos realizados, para que o monitoramento seja mais efetivo. Com essa planilha é possível até ter um panorâma da evolução das despesas e verificar possíveis economias. 

PARA TORNAR ESSA TAREFA MAIS SIMPLES PARA VOCÊ, A SOS PREPAROU UM MODELO QUE IRÁ TE AJUDAR A ADMINISTRAR SEU DINHEIRO.