O ano de 2018 trouxe novidades para o universo do design, e muitas concentram-se, em especial, nas novas funções e ferramentas que agora são oferecidas pelos softwares do Pacote Adobe. A família de programas, mundialmente utilizada para lidar com os mais variados tipos de projetos gráficos e audiovisuais, não só sofreu alterações como também viu uma de suas plataformas ser reformulada e novos softwares serem adicionados. Aqui, listamos as principais mudanças do CC 2019 para que você fique atualizado e não seja pego de surpresa ao iniciar seu próximo projeto. Confira!
Entre as mudanças do editor de imagens da Adobe, estão alguns itens extremamente simples, porém, fundamentais para tornar a experiência do usuário ainda mais intuitiva. A função do atalho ctrl+z, responsável por desfazer as últimas ações em sistemas Windows, tornou-se agora infinita, e o usuário pode desfazer quantas ações julgar necessário. Outra mudança interessante é que a ferramenta Transformar irá manter as proporções das imagens e formas por padrão, sem distorcê-las. Além disso, também foi adicionada uma nova ferramenta, a Frame Tool, capaz de otimizar tempo ao criar máscaras no Photoshop.
Algumas funções também foram melhoradas na versão 2019 do software. É o caso da Content-Aware Fill, conhecida como Preenchimento sensível ao conteúdo em português. A opção permitia deletar grandes objetos das imagens, mesclando o fundo automaticamente. Agora a feature traz melhorias com sua inteligência artificial, permitindo aplicar a função em uma área específica e corrigir os pixels que possam estar fora do contexto.
Entretanto, uma das mudanças em especial foi considerada uma revolução para o software pela própria Adobe. Agora o programa tornou-se compatível com iPads, permitindo que o usuário edite seus projetos no dispositivo sem perder a qualidade dos elementos.
Seguindo a linha dos softwares Photoshop e Illustrator, o programa da Adobe voltado para a editoração também ganhou seu Properties Panel, um pequeno painel fixo responsável por reunir informações sobre o objeto que está selecionado e que também permite acessar alguns comandos usados com certa frequência. Outra mudança que pode ser extremamente positiva para os usuários é o Adjust Layout. Agora, caso exista alguma alteração em relação aos blocos da página - tamanho, colunas ou sangria - é possível formatá-las ou ajustar seu layout de maneira ainda mais fácil e intuitiva.
Outro recurso muito interessante para os usuários habituados ao design de grandes manchas textuais é a possibilidade de limitar os espaços antes e depois dos parágrafos configurados para um mesmo estilo. As ferramentas relacionadas às footnotes e endnotes também sofreram novas melhorias, assim como aconteceu na versão do ano passado. Agora é possível adicionar este tipo de formatação de texto em tabelas também.
Um item que foi extremamente elogiado é a nova visualização para a biblioteca de fontes do programa. Agora é possível classificá-las mais facilmente. Outra grande mudança é que o software também tornou-se compatível com as fontes OpenType SVG - uma tipografia ainda recente, porém cheia de novas cores, formatos e texturas.
Um dos destaques das mudanças feitas nesse programa da Adobe são os novos recursos de mesclagem de cores, capazes de permitir a criação manual de gradientes fotorrealistas e que, consequentemente, conferem um visual mais natural ao projeto. Além disso, um novo comando traz mais praticidade ao usuário e permite que objetos e textos similares sejam editados em mais de uma prancheta ao mesmo tempo, com um único clique.
Outra mudança interessante é que o software agora permite a ampliação do zoom com mais rapidez. Quando o modo Contorno estiver ativado, o usuário terá maior facilidade para acompanhar as reduções e aumentos da tela gradualmente. Há também um novo recurso que proporciona a opção de recorte sensível ao conteúdo, ferramenta que utiliza o aprendizado da máquina e sugere recortes para o seu projeto.
Por fim, existem também algumas reformulações pautadas na visualização das pranchetas. Agora é possível ver a aparência dos designs sem guias, grades ou elementos que, por acaso, estejam ultrapassando os seus limites. Também é possível visualizar os projetos em tamanho real ao configurar a sua exibição para 100%.
Também alvo de mudanças, o principal software para a edição de vídeos da Adobe ganhou modificações interessantes. O programa traz soluções para o suporte de vídeos de realidade virtual em 180°, permitindo a recepção e otimização de efeitos. Há também uma série de novas ferramentas, entre as quais estão DeNoise e DeReverb, instrumentos capazes de limpar o áudio de maneira instantânea e simples.
As mudanças também valem para as cores, uma vez que o software apresenta novas features para o seu ajuste e ainda permite a gradação seletiva dos tons. O gerenciamento de exibição de tonalidades é outra novidade interessante, já que a ferramenta possibilita a migração de projetos entre os softwares da Adobe sem alterar a fidelidade das colorações.
No entanto, uma das maiores mudanças foi, sem dúvidas, o lançamento do Premiere Rush 2019, um novo software da família Adobe Creative Clouds. O aplicativo permite filmar, editar e publicar vídeos em diversos tipos de dispositivos. Além da praticidade e simplicidade, o novo programa também permite compartilhar os projetos com o Premiere Pro, caso você perceba a necessidade de utilizar mais recursos em sua edição.
Em sua versão 2019, o Adobe Typekit foi rebatizado. O programa agora recebe o nome de Adobe Fonts. Entre as mudanças, uma delas chamou a atenção dos usuários: não há mais limites para a ativação de fontes no serviço e agora todas as suas 14 mil fontes estão disponíveis gratuitamente. Outra característica interessante é que as tipografias não estão mais divididas entre web fonts e desktop fonts. Todas estão disponibilizadas para serem utilizadas em ambas as situações.
Considerados mais acessíveis pela Adobe, esses programas são plataformas focadas na edição de fotografias e vídeos para o “usuário comum”. As principais atualizações em ambos os softwares foram realizadas com o objetivo de simplificar ainda mais o processo para a criação de projetos, permitindo que o usuário também descubra novas ferramentas e se familiarize com suas funções. Há também uma nova tela inicial, espaço no qual são reunidas informações não apenas sobre as novidades do programa, mas também ideias para se inspirar e sugestões de tutoriais para testar.
As melhorias e novas ferramentas do pacote Adobe demonstram que a empresa vem trazendo mudanças pautadas em quem realmente importa: o usuário. Tais ferramentas são capazes de impactar diretamente na produção de projetos, aproximando ainda mais os softwares de quem os utiliza. Bacana, né? E se você curte tecnologia, aproveite a visita ao nosso blog e confira também:
5 designers que fizeram história
4 linguagens de programação para aprender em 2019
Confie em quem entende de tecnologia! Transforme a sua paixão em carreira com a S.O.S.! Aqui, você encontra os melhores cursos e fica preparado para os desafios do mercado de trabalho. Cadastre-se no nosso site e receba um desconto especial na matrícula.